Não há dúvidas: ser um profissional atualizado no mercado de trabalho, apesar de fundamental, é um grande desafio, porque, para isso, é necessário que as pessoas saiam do lugar-comum e da zona de conforto. Em um mercado competitivo, no entanto, a atualização se tornou pré-requisito. O tema é ainda mais relevante em um cenário de turbulência política e econômica, como o que o Brasil atravessa neste ano. De acordo com o IBGE, são cerca de 13,6 milhões de desempregados no país.
Seja informado
Outro desafio é o de se atualizar ao mesmo tempo em que atende às demandas de trabalho. É necessário ter organização e separar um horário na agenda para esse fim. Ler muito sobre o setor, as tendências de mercado, novas tecnologias e o que está acontecendo no mundo ajudará você a tomar melhores decisões e a ter insights para resolver problemas na empresa. Aqui vale tudo: revistas de negócio, livros, sites especializados na sua área de atuação, jornais e publicações científicas.
Uma outra forma de se manter atualizado sobre o que acontece na sua área é participar de congressos e palestras. Se a empresa na qual você trabalha permitir, não perca a oportunidade de visitar esse tipo de evento, porque ele será muito importante para você desenvolver seu networking e conhecer cases de sucesso.
Siga pessoas relevantes
O aprendizado é a chave da atualização profissional. Se você estiver sempre em busca de novos assuntos e sedento por conhecimento e informação, provavelmente não ficará para trás. Para criar uma rede de relacionamento e de consumo de informação, você também pode contar com as redes sociais. Siga profissionais relevantes da sua área e observe sobre o que eles estão falando. No LinkedIn, por exemplo, há diversos artigos sobre os mais variados temas, sempre focados em assuntos profissionais e de mercado. O Twitter é outra rede social que concentra muitas pessoas influentes em vários setores.
Faça cursos
Os cursos de especialização e de atualização são uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar. Com eles você poderá aprender novas metodologias e ferramentas de trabalho, além de adquirir novas habilidades e, assim, ter mais chances de crescimento na empresa. Cursos de idioma também são muito bem-vindos. Quanto mais facilidade você tiver com idiomas estrangeiros, mais possibilidades terá de se manter bem posicionado no mercado de trabalho.
O importante, como já foi dito, é aprender constantemente, seja por meio de livros, revistas, palestras, congressos ou cursos. O profissional que está sempre conectado com as novas tendências sai na frente em relação aos demais. O autodesenvolvimento é o melhor investimento de longo prazo para a sua carreira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.