Não são apenas os vinhos que podem ser harmonizados com diferentes pratos e aperitivos para adicionar sabor ao paladar. Os distintos tipos de cervejas também combinam muito bem com os mais variados pratos e petiscos. Veja abaixo como harmonizar e apreciar melhor cada tipo de cerveja.
O critério estabelecido para combinar cerveja com algum prato é: quanto mais forte for o ingrediente, como carne bovina, por exemplo, mais encorpada deve ser a cerveja; já os alimentos leves, como saladas e frango, caem muito bem com cervejas mais brandas.
Se você gosta de petiscos com sabor forte, como linguiças apimentadas, prefira as cervejas mais amargas e que tenham em sua composição bastante lúpulo – trata-se de uma planta trepadeira cujos cones emitem resina e óleo utilizados na produção da cerveja. Agora, se você gosta de porções de frutos do mar e canapés, prefira as cervejas de trigo.
Outra dica é que, geralmente, pratos e cervejas da mesma região tendem a combinar muito bem. Além disso, quanto mais escura for a cerveja, mais escura deve ser a comida.
Os principais tipos de cerveja e suas combinações
As cervejas Lager e Pilsen são de baixa fermentação e as mais consumidas no mundo. São mais leves e contam com aroma e sabor suave. Combinam com pratos leves, como saladas e frango, e geralmente são servidas como entrada.
Já a Ale é de alta fermentação, além de ser mais encorpada e possuir um sabor acentuado. A combinação ideal para esse tipo de cerveja são os pratos mais fortes, como churrasco de carne bovina, por exemplo.
Atenção especial aos queijos
Para os queijos, o indicado é seguir os seguintes critérios: queijos frescos e suaves, como ricota, cottage e minas, combinam com cervejas delicadas. Queijos mais salgados e azedos harmonizam melhor com cervejas amargas. Por fim, os queijos azuis, como roquefort, stilton e gorgonzola, combinam com cervejas fortes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.