A cinco dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o clima é de ansiedade entre muitos candidatos que tentam ingressar no ensino superior em instituições públicas. Mais de 7,7 milhões de pessoas farão o exame e a conquista da tão sonhada vaga na universidade pública pode estar em pequenos detalhes. Por isso, é importante que os estudantes observem alguns cuidados nesses dias que antecedem a prova. Para isso, reunimos algumas dicas sobre o Enem para ajudar você com os preparativos nesta reta final. Confira:
1) Diminua o ritmo e relaxe
Se você já está estudando há bastante tempo, é hora de diminuir o ritmo para chegar ao dia da prova com a cabeça descansada. Não é necessário parar de estudar, mas o recomendado é que você se dedique a atividades mais leves, como ler e fazer exercícios.
Se você ainda não tinha começado a estudar para o exame, não adianta tentar aprender o que não conseguiu em três anos de ensino médio. Concentre-se em simulados para conhecer o estilo da prova do Enem, que costuma reunir mais de uma disciplina na mesma questão. Você pode fazer isso olhando alguns aplicativos que reúnem simulados. Na véspera das provas, evite a rotina pesada de estudos e, se puder, apenas relaxe!
2) Não deixe de dormir para ficar estudando
Dormir bem durante os dias que antecedem a prova é fundamental para evitar o cansaço e o famoso “branco” na hora de responder as questões. Além disso, a privação do sono afeta a memória de curto prazo, uma vez que é enquanto você dorme que o organismo consolida a memória.
Outros sintomas prejudiciais da falta de horas de sono são a falta da capacidade de concentração e maior irritabilidade. Assim, ficar acordado à base de cafeína e energéticos para estudar mais, principalmente nos dias anteriores ao exame, pode ser uma tremenda armadilha.
Certifique-se de ter uma rotina tranquila na sexta-feira (23) anterior ao primeiro dia de prova e durma o mais cedo possível para estar bem disposto no outro dia. Após o primeiro dia do exame, também não é recomendado descuidar-se do sono, já que você vai precisar “recarregar a bateria” para conseguir fazer uma redação nota 1.000 no domingo.
3) Faça atividades físicas leves
A prática de exercícios físicos leves, como fazer uma pequena caminhada ou dar uma volta de bicicleta, nos dias que antecedem a prova ajuda a liberar a tensão e deixa o organismo mais disposto. Exercícios mais vigorosos ou perigosos, como jogar futebol ou fazer rapel, devem ser evitados para evitar surpresas desagradáveis que possam impedir você de fazer a prova, como torcer o pé ou quebrar um braço. Esse tipo de atividade física também dispende muita energia e pode deixá-lo ainda mais cansado, sendo contraprodutivo.
4) Alimente-se bem
A ingestão de alimentos saudáveis ajuda na digestão e deixa o corpo mais leve, melhorando também a qualidade do sono. Evite, principalmente antes da prova, alimentos muito condimentados, que podem dar azia ou queimação no estômago, e comidas gordurosas, como feijoada, frituras e carnes com gordura, que dificultam a digestão e, com isso, consomem muita energia do corpo, dando aquela sensação de moleza.
No dia da prova
– café da manhã: a primeira refeição do dia deve ser reforçada. Dê preferência para frutas, pães e cereais integrais, que garantem energia sem deixar você com sono;
– almoço: se você optar por almoçar antes da prova, faça uma refeição leve, com alimentos da sua dieta habitual. Evite comer em restaurantes e lanchonetes que você não conhece ou pratos que você não tem o costume de comer para evitar passar mal durante o exame;
– durante a prova: para manter o pique é importante se alimentar de três em três horas. Por isso, separe frutas de fácil manuseio, como maçã e banana, para levar para o exame. Bolachas ou cookies integrais também são uma boa pedida. Barrinhas de chocolate meio amargo também são de fácil digestão e ajudam na concentração;
– após a prova: é hora de repor as energias com uma refeição bem leve. Prefira saladas e carnes magras.
5) Não consuma bebidas alcoólicas
Além de poder causar náuseas e dor de cabeça, a ingestão de bebidas alcoólicas provoca retenção de líquidos, inchaço, sonolência e contribui para a desidratação. Ou seja, se você quer estar com toda disposição para resolver as questões do Enem, fuja dos convites para aquela cervejinha com a turma antes das provas.
6) Beba muita água
O ideal é sempre manter a hidratação do corpo, ingerindo ao menos de 2 a 2,5 litros de água por dia. A água também reduz a fadiga e ajuda o organismo a trabalhar melhor (inclusive o seu cérebro!). Água de coco e isotônicos também são bem-vindos e ajudam a repor os sais minerais.
Durante as provas, uma boa dica é se levantar para beber água ou ir ao banheiro pelo menos uma vez para ativar a circulação, espantar o sono e, assim, aproveitar todo o tempo disponível para responder às questões.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.