Morte, drones e carros sem motorista. A Google parece estar expandindo a sua área de influência para além da internet e em todos os áreas de nossas vidas. Nos EUA, há dois edifícios localizados em pontos opostos, onde o Google pode estar preparando seus mais ambiciosos planos para um futuro não tão distante. O edifício mais famoso, próximo do campus principal do Google em Mountain View (Califórnia), é o lar da Google X, um laboratório de pesquisa secreto supostamente gigante de buscas. Na verdade, não é muito secreto, diz Oliver Burkeman, em um artigo publicado pelo The Guardian. Graças à informação divulgada na imprensa, a área de tecnologia especializada sabe que é onde o co-fundador do Google, Sergey Brin, supervisiona o desenvolvimento de carros sem motorista, pequeno robô que pode entregar pacotes (um novo “carteiro”), balões de hélio para levar internet 3G para partes remotas do mundo, turbinas não tripulados para coletar energia eólica de alta altitude, Google e Vidro , óculos com acesso à rede com capacidade de vídeo perfeito para alienar todos os usuários da Internet e etc. As informações são do portal Actualidad RT.
O outro edifício, a 25 Massachusetts Avenue, em Washington DC, passa um pouco despercebido. Desde julho, ele partiu para o lado de “casa em expansão” das atividades de lobby político do Google, com uma equipe de 110 trabalhadores sob a direção de Susan Molinari, um ex-congressista republicano de Nova York. Há 10 anos, quando ele veio a público, a Google só gastou U$ 180.000 em lobbying, enquanto que até agosto deste ano, o Wall Street Journal, tinha gasto U$ 9,3 milhões, tornando-se a segunda maior empresa privada a investir, à frente de empreiteiros da defesa como Lockheed Martin e superado apenas pela Dow Chemical. Ambos, Facebook e Microsoft, gastaram significativamente menos.
Os políticos em Washington estão muito acostumados a serem convidados para grandes jantares pagos por lobistas e receberem contribuições de campanha daqueles que representam tais empresas. No caso do Google, a doação chegou à casa de U$ 1,1 milhão para candidatos políticos nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano. Existe muito lobbying, porém, a Google vai muito além disso. Se você for, por exemplo, um legislador de Illinois ponderando um projeto de lei para impedir as pessoas de usar o vidro do Google durante a condução, você pode ser contactado por lobistas do Google para discutir a questão. Se você está em posição de influenciar a legislação a liberar a produção e o comércio de carros sem motoristas, certamente será convidado a fazer um passeio em um desses carros.
Este nível de atividade política é incomum para uma empresa de tecnologia que, visto de um ponto de vista simplista, é uma empresa de publicidade com um enorme sucesso. A Google não só está envolvida nas áreas de tecnologia que cercam nossas vidas, como também, está envolvida em áreas políticas e empresariais que podem decidir a forma que iremos viver no futuro. A empresa cresce o seu poder e influência a cada dia pelo mundo a fora, que em breve poderemos vê-la ditando o rumo que o mundo deverá tomar!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.