Variedades

Sabia que o Walfredo oferece atendimento em casa?

Uma das maiores unidades de saúde do RN – a maior gerida pelo Estado, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) oferece, desde 2006, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O serviço é intermediário entre a rede hospitalar e a atenção básica e tem como missão a assistência integral qualificada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), mantendo a continuidade do tratamento em domicílio, de forma humanizada e acolhedora.

Para ter acesso ao SAD, o paciente deve apresentar quadro clínico estável, ser morador de Natal e ter um responsável. Nos últimos sete anos, o serviço já atendeu 2.570 natalenses.

A coordenadora do sistema no RN, Rildete Martins de Sousa, explica como o serviço funciona: “Buscamos diariamente pacientes que tem perfil para este tipo de atendimento. Depois verificamos junto ao hospital a viabilidade da alta e a transferência para sua residência, onde damos início ao acompanhamento diário”.

O Serviço de Atendimento Domiciliar do Walfredo é composto por uma equipe multiprofissional e outra de apoio, compostas por fonoaudiólogo, médico, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e psicólogo. Atualmente há 104 pacientes com este benefício.

“Este é um programa que veio para ser um diferencial na saúde pública, não só do RN, mas de todo o país. As ações implantadas pelo SAD também contribuem para tirar doentes dos hospitais e lhe proporcionar um cuidado acolhedor, pois o paciente volta para casa”, explica a diretora geral do Walfredo, Maria de Fátima Pereira Pinheiro.

Outro benefício oferecido pelo SAD é a realização anual de cursos gratuitos específicos para formação de cuidadores. Em aulas teóricas e práticas abrangendo as áreas de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e medicina, são abordados temas como doenças da terceira idade, pé diabético, terapia ocupacional (TO), serviço social (direitos e deveres do paciente) e nutrição. Os alunos participam de oficinas de tecnologia assistida (onde cada cuidador aprenderá a confeccionar próteses que proporcionem maior conforto ao paciente como utensílios adaptados para alimentação, para andar ou até mesmo para pentear os cabelos), de fisioterapia (posicionamento, transferência, mobilização e manuseios corretos).

Qualquer pessoa pode fazer o curso de cuidador e não precisa ter formação anterior na área de enfermagem. A única exigência é a faixa etária para participação: a partir dos 18 anos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.