(ANSA) – O presidente Michel Temer nomeou o deputado federal e chefe do Partido Popular Socialista (PPS), Roberto Freire, para exercer o cargo de ministro da Cultura. A indicação foi publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU).
Freire substituirá o diplomata Marcelo Calero, que pediu demissão na semana passada por “divergência com alguns membros do governo”. Calero acusou o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, de pressioná-lo para liberar um empreendimento imobiliário luxuoso em Salvador, acusação que é negada pelo peemedebista.
Recém-nomeado, Freire já afirmou que vai reformular umas das principais medidas de incentivo à cultura no país, a Lei Rouanet. Embora diga ser favorável a essa política, o novo ministro ressaltou que a atual situação “não pode permanecer como está”.
Diversas irregularidades envolvendo Lei Rouanet têm sido apontadas pela Polícia Federal durante ação para coibir repasses a empresas patrocinadoras de projetos culturais. A posse do novo ministro da Cultura deve acontecer nesta quarta-feira (23), às 12h, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.