Variedades

RN forma geração de pessoas com sequelas ortopédicas

Mais de mil pessoas que sofreram algum tipo de acidente nos últimos 40 dias, aguardam em suas casas por cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), paralisadas em virtude de atrasos no pagamento do Governo do Estado aos médicos da Cooperativa do RN (Coopmed) e ao Hospital Memorial, referência em ortopedia e traumatologia no Estado.

Somente no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, cerca de 160 pacientes com lesões mais graves, como de fêmur e quadril, esperam por cirurgias eletivas. Alguns estão há quatro meses com fraturas que provavelmente se transformarão em deformidades graves e irreversíveis pelo tempo de espera no atendimento.

O ortopedista do Hospital Memorial e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no RN (SBOT-RN), Márcio Rêgo, explica que as fraturas devem ser operadas em no máximo 15 dias, caso contrário, o paciente pode ficar com sequelas pelo resto da vida. “Quanto mais tempo se demora para realizar uma cirurgia ortopédica, maiores podem ser as consequências. Uma delas é a consolidação de desvios angulares que prejudicam as articulações para sempre no paciente”, alerta o médico.

O Hospital Memorial está com as atividades paralisadas desde agosto tanto em virtude da falta de médicos da cooperativa como também pela inviabilidade financeira para manter a prestação do serviço, visto que o Estado não efetua o pagamento desde abril. De lá para cá, foram realizados quase três mil procedimentos sem o devido repasse da verba pública. O Memorial realiza o maior número de atendimentos em ortopedia e traumatologia, sendo 30 cirurgias diárias e 600 por mês, com 90% dos pacientes provenientes do SUS.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.