Variedades

Riscos de endividamento com o cartão consignado do INSS

Segundo a educadora financeira Bruna Allemann, o benefício deve ser usado com gastos emergenciais para evitar a contração de novas dívidas

O novo cartão consignado do INSS, benefício exclusivo liberado para aposentados e pensionistas, garante o comprometimento de até 45% da renda previdenciária. A modalidade é similar ao cartão de crédito convencional. A diferença está na forma como a fatura é quitada. Nesse caso, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento da aposentadoria ou pensão. Ao menos três bancos já oferecem a modalidade: Santander, Crediperto e BMG.

Para Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, fintech especializada em renegociação de dívidas, o novo cartão consignado do INSS deve ser usado com cautela. Deve-se dar preferência ao uso com gastos emergenciais, como a compra de remédios, por exemplo.

O benefício traz uma falsa sensação de segurança. É  importante lembrar que só o valor mínimo da fatura, correspondente a 5% da renda previdenciária, será coberto pelo benefício. Então, evite utilizar esse recurso para outras finalidades. O risco de endividamento é alto. E ao invés de acertar uma dívida, o consumidor pode acabar com outra muito maior”, explica Bruna.

O Brasil concentra hoje quase 32 milhões de idosos. Segundo levantamento da Acordo Certo, de janeiro a agosto de 2022, consumidores acima de 64 anos fecharam mais de 99 mil acordos financeiros. A média foi de 1,58 acordos por consumidor – ou seja, as pessoas buscaram mais de um tipo de acordo para arcar com diferentes dívidas.

Mais sobre o consignado do INSS – Para os consumidores que vão aderir o produto, não há pagamento de anuidade e ainda é possível sacar 70% do limite máximo de crédito autorizado pelo banco – sem o comprometimento da margem para contratação de empréstimos.

O prazo de pagamento é de até 40 dias. Com a adesão, o beneficiário também terá acesso a desconto em farmácias, auxílio e assistência gratuitos em caso de funeral. Como qualquer cartão, existem riscos de endividamento, ainda que as taxas sejam menores que as de cartões de crédito comuns.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Descubra a Regra das 5 Horas de Gates e Musk Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.