Variedades

Relatório das Forças Armadas fala em risco de ‘código malicioso’ nas urnas

Ministro da Defesa pediu que seja feita uma investigação técnica urgente

Foi enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quarta-feira (9) o relatório de fiscalização produzido pelos técnicos militares das Forças Armadas sobre o processo eleitoral nos 1º e 2º turnos.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu que seja feita uma investigação técnica urgente sobre eventuais riscos de segurança das urnas. De acordo com o documento de 63 páginas, há um suposto risco de que um “código malicioso” possa interferir no funcionamento das urnas eletrônicas.

Por outro lado, o TSE destacou que o documento enviado com o trabalho dos militares não aponta indícios de qualquer fraude na votação.

“TSE informa que recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência no processo eleitoral de 2022. As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos”, diz a nota do tribunal.

Órgãos que também participam fiscalizando o processo, como TCU (Tribunal de Contas da União) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), já afirmaram não terem encontrado irregularidades no pleito.

Nogueira alega que durante a inspeção dos militares foi observada uma situação que “pode configurar relevante risco à segurança do processo”. “Dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”, diz Nogueira.

O relatório completo pode ser acessado no site do Ministério da Defesa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.