Variedades

Reajuste de mensalidade escolar pode ter valor abusivo: fique atento

No início do ano letivo, a maioria das escolas particulares estabelece reajustes nos valores das mensalidades. Este aumento é justificado pelo custo operacional da instituição, pelos investimentos a serem realizados e também baseado no aumento do salário mínimo. Para o ano de 2018 a expectativa para a projeção varia de 6,9% a, no máximo, 10% no valor mensal.

O professor de Gestão Financeira Jorge Medeiros da Estácio Zona Norte explica que certos reajustes são aceitáveis. “Um aumento de até 9,75% em relação ao valor anterior é o esperado para este ano, está dentro do bom senso”, afirma. Ele explica ainda que projeções acima dessa porcentagem são consideradas abusivas. “Não há uma lei específica que rege o aumento de mensalidade, mas o PROCON é o órgão a ser procurado em caso de suspeitas de abusos”, conta o professor.

O Portal do Consumidor (PROCON) é responsável por realizar uma pesquisa de preço médio das mensalidades do Estado, através do índice de cada unidade e, em caso de denúncia de abusos, solicita à escola que justifique os custos através de uma planilha detalhada que será investigada.

Se comprovado o exagero, ela poderá responder por processo administrativo jurídico que define uma multa ou a redução do valor da mensalidade. “Se a escola comprovar que faz jus ao valor solicitado, o aumento é considerado regular”, esclarece Jorge. Por isso, “fique atento aos valores de reajustes cobrados na mensalidade, e em caso de suspeita, procure o órgão responsável para uma análise fiel dos custos”, recomenda.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.