(ANSA) – O presidente cubano, Raúl Castro, foi reeleito hoje, dia 19, como primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) durante o VII Congresso da legenda. O companheiro de Raúl e Fidel desde os tempos de guerrilha, José Ramón Machado Ventura, foi reiterado como o vice dentro do PCC.
A cúpula, que estabelece as direções do partido para os próximos anos, legitimou as mudanças econômicas em curso na ilha desde 2008 e a continuidade do desgelo com os Estados Unidos.
Era esperado que fosse eleito o sucessor de Raúl, que reiterou na abertura do evento que deixaria o Poder em 2018, quando se encerra seu mandato. No último congresso, realizado em 2011, foram aprovadas as reformas econômicas estabelecidas pelo presidente Raúl Castro com o objetivo de “atualizar o socialismo” na ilha e o legitimou como substituto de Fidel no poder. Fidel – O ex-presidente cubano Fidel Castro participou da reunião de encerramento do evento, que teve início no sábado em Havana.
Nos meios de imprensa cubanos foi publicada uma imagem que o mostra sendo aplaudido durante a sessão. Fidel, que completa 90 anos em agosto, se afastou da política em 2006 por motivos de saúde e raramente faz aparições públicas. Fidel foi escolhido para participar do Congresso como delegado, com poder de voto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.