Variedades

Quase metade dos abortos que ocorrem no mundo são feitos sem segurança

Um estudo publicado no The Lancet procurou encontrar quantos abortos realizados no planeta são feitos em condições ideais e saudáveis. Cerca de 55,7 milhões de pessoas abortaram entre 2010 e 2014, e estima-se que cerca de 25,1 milhões, 45%, não foram feitas em ambientes médicos e eram perigosos .

A pesquisa classificou os abortos em três seções, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): “seguro”, “menos seguro” e “inseguro”.

Mais de 30% do número total de abortos são considerados “menos seguros”: isso significa que eles foram realizados por profissionais treinados, mas usando métodos obsoletos ou inseguros. Aproximadamente 14% dos abortos, um total de 8 milhões, são considerados “inseguros”, o que significa que eles foram realizados por uma pessoa não treinada que usou métodos perigosos. Isso inclui o uso de objetos afiados ou remédios a base de ervas.

A grande maioria dos abortos “inseguros” (97%) ocorreu em regiões de baixa renda e em países em desenvolvimento. Na Ásia Central e do Sul, menos de 1 a cada 2 abortos eram considerados “seguros”. Na América Latina, bem como em grande parte da África, essa figura diminui para 1 em cada 4 abortos .

Europa e América do Norte são as regiões mais seguras. De acordo com o estudo, é porque muitos desses países têm “leis menos restritivas sobre o aborto, um alto uso de contraceptivos, bom desenvolvimento econômico, altos níveis de igualdade de gênero e infra-estrutura de saúde bem desenvolvida”. O Leste da Ásia e a China têm um nível de segurança semelhante à da Europa e da América do Norte, embora muitas dessas áreas ainda sejam consideradas “em desenvolvimento”.

Os autores do estudo concluem enfatizando a importância das leis liberais, do desenvolvimento econômico, da medicina baseada na evidência científica e na igualdade de gênero como métodos para garantir a maior segurança possível ao aborto.

Fonte: The Lancet

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.