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Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida obrigatória em 2021 devem ficar atentos, já que os prazos começam a vencer agora em janeiro. Se atrasar, o pagamento do benefício é bloqueado e, depois de um tempo, se a situação não for resolvida, é cancelado.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida obrigatória em 2021 devem ficar atentos, já que os prazos começam a vencer agora em janeiro. Se atrasar, o pagamento do benefício é bloqueado e, depois de um tempo, se a situação não for resolvida, é cancelado.

De acordo com o INSS, a medida é uma forma de provar que a pessoa está viva para que os pagamentos continuem sendo feitos. A exigência havia sido suspensa entre março de 2020 e maio de 2021. Em outubro, com aumento da pandemia, voltou a ser suspenso.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano passado. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começam a ser suspensos em fevereiro se isso não for realizado.

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento.

Veja o calendário

  • Até 31 de janeiro de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021. Caso não seja feita nova validação, a suspensão do benefício começa em fevereiro.
  • Até 28 de fevereiro de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021. Caso não seja feita nova validação, a suspensão do benefício começa em março.
  • Até 31 de março de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre setembro e outubro de 2021. Caso não seja feita nova validação, a suspensão do benefício começa em abril.
  • Até 30 de abril de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre novembro e dezembro de 2021. Caso não seja feita nova validação, a suspensão do benefício começa em maio.

Como fazer a prova de vida do INSS?

A prova de vida é feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos, com biometria, ou no atendimento pessoal nas agências bancárias, levando o cartão de débito e um documento com foto.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. É necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS.

É possível fazer a prova de vida do INSS de forma online?

Sim. Quem tem biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Veja como:

  1. Ao acessar o aplicativo, aparece na página inicial a opção “prova de vida”. Após tocar em “iniciar prova de vida”, é preciso instalar o app ‘Meu gov.br‘ no celular (caso você não o tenha instalado).
  2. No aplicativo gov.br, você deve selecionar a página ‘Autorizações’, e autorizar a realização da prova de vida. Esse é um procedimento de segurança, que vai checar sua biometria facial para comprovar que é você quem está fazendo o pedido.
  3. É preciso abrir a câmera frontal no aplicativo e encaixar o rosto no contorno exibido na tela para tirar uma foto.
  4. Com tudo isso feito, é só voltar ao aplicativo Meu INSS para confirmar se a prova de vida foi reconhecida e aguardar o resultado.

O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS?

Caso você não faça a prova de vida, o benefício será bloqueado (a partir de fevereiro, neste caso). Isso não significa, porém, que ele foi cancelado. Ainda há um “prazo” adicional de três meses para regularização.

Se o beneficiário não fizer a atualização dentro desses três meses, o benefício será suspenso. Se em outros três meses nada for feito, vem o cancelamento.

Como fazer para reativar meu benefício que suspenso/bloqueado?

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco.

No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício.

Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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