O clima esquentou na noite da última segunda – feira (1) no México. O motivo da exaltação de ânimos das pessoas, é o desparecimento de 43 estudantes, que ocorreuno dia 26 do mês setembro. depois de um ataque de policiais da cidade de Iguala, que supostamente receberam ordens do prefeito daquela cidade, e depois da ação, entregaram os 43 detidos para integrantes do cartel Guerreros Unidos, que segundo depoimentos, mataram e queimaram todos.
Este seria já o motivo principal, mas se tornou apenas mais um dos motivos para que as pessoas protestassem em vários lugares do país contra o governo do presidente Enrique Peña Nieto, que no dia de ontem completou dois anos. Mas o mandato dele não anda muito bem, houve uma queda na popularidade do governo, de 46 para 41% segundo o jornal El Universal.
O protesto feito foi para que o governo encontrasse os 43 jovens desaparecidos no mês de setembro. Mas o que era pra ser uma manifestação pacífica, acabou se tornando uma série de atos de vandalismo e duelo entre manifestantes e policiais. Aqueles que protestavam na capital do país, a cidade do México, estavam encapuzados, armados com pedaços de pau e bastões de beisebol. Consequentemente destruíram, lojas e agências bancárias, e também criaram focos de incêndios na ruas da cidade, através da utilização de bombas incendiárias.
Três pessoas foram detidas, todas com menos de 20 anos de idade, e não tiveram seus nomes revelados. E ao fim de tudo, uma certeza é que com essa atitude os envolvidos no protesto perderam “crédito” com os que apoiavam a manifestação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.