Variedades

Projeto Include abre inscrições para curso gratuito de robótica desplugada

Com foco em inclusão tecnológica, o Projeto Include, ação social realizada pelo Instituto Campus Party em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), recebe inscrições para a segunda edição de 2021 de seus cursos educacionais de robótica desplugada.

O curso é realizado seguindo o formato de um laboratório, cuja finalidade é incluir jovens no meio tecnológico por meio de aulas teóricas e oficinas de robótica educacional. Dessa forma, os participantes têm contato com o mundo maker – onde o aluno é o protagonista da ação – e aprendem conteúdos como lógica, eletricidade, impressão 3D, algoritmo, arduíno, informática, entre outros.

Com 79 vagas, o curso recebe inscrições de estudantes de escolas públicas com idades entre 12 e 20 anos – faixa etária que, conforme as regras do Include, pode ser estendida caso restem vagas. Os cadastros podem ser feitos até o dia 2 de setembro por meio deste link.

Turmas

Nesta edição, que terá início no dia 6 de setembro, serão formadas cinco turmas, sendo duas remotas com 20 alunos e três presenciais, com 13 alunos, distribuídos entre três turnos diferentes.

Para cumprir os protocolos de segurança, as turmas do ensino presencial se reunirão fisicamente apenas uma vez por semana e o segundo encontro será on-line. Além disso, para atender ao público no formato híbrido, será utilizada uma metodologia parecida com a de workshops, com apresentação de pequenos projetos.

Essa metodologia ainda é um protótipo de formato híbrido que estamos tentando ajustar. Essa será uma das primeiras turmas do projeto Include a trabalhar dessa forma”, explica o professor Júlio César Paulino, coordenador do projeto junto ao IMD.

As aulas virtuais serão ministradas a nível nacional com um dos tutores do Instituto Campus Party, o palestrante Alexandre Casemonstro. Já as oficinas presenciais serão conduzidas por estudantes de graduação da UFRN de áreas interdisciplinares.

O aluno poder participar de uma aula de forma clara e concisa, com conteúdos ministrados em graduação na área da tecnologia, é um encanto desde o primeiro contato. Estar em um laboratório de robótica educacional, com equipamentos e ferramentas voltadas para o estudo interdisciplinar, proporciona aos alunos um aprendizado rápido e preciso“, comenta Melquiades Fidelis, bolsista do programa.

Include

Presente em seis Estados brasileiros e em 21 municípios, o Include é uma iniciativa nacional que, em Natal, também conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), Fecomércio RN, Senac-RN e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Seu principal objetivo é promover inclusão tecnológica a estudantes de famílias de baixa renda, público-alvo da iniciativa, por meio de cursos e oficinas gratuitas em diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI).

Mais informações estão disponíveis no site oficial do projeto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.