Variedades

Projeto de Lei busca regulamentar a profissão de Bugueiro

As novas normas estabelecem um padrão de exigência para a condução desses veículos

O projeto de lei que regulamenta a profissão de bugueiro turístico foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue para análise do Senado Federal. A medida altera a Lei 8.989, de 1995, e reconhece esses profissionais em todo território nacional.

O autor do projeto é o vice-governador Walter Alves (MDB-RN) e foi proposto por ele em 2016, quando era deputado federal. Na época da proposição ele justificou a iniciativa: “A ausência de regulamentação dificulta a atividade de fiscalização de diversos órgãos com os quais a atividade de Buggy-Turismo se relaciona, entre eles os de trânsito, de segurança, meio ambiente, seguro e de defesa do consumidor”.

A proposta estabelece três categorias de profissionais:

  • bugueiro turístico permissionário, que é o proprietário do veículo e possui capacitação;
  • bugueiro turístico auxiliar, motorista do veículo que possui autorização para exercer a atividade profissional;
  • bugueiro turístico locatário, motorista que aluga um veículo tipo buggy.

As novas normas estabelecem um padrão de exigência para a condução desses veículos, entre elas, habilitação para conduzir veículos automotores, do tipo B, C, D ou E, certificações em cursos de segurança e proteção ao meio ambiente e patrimônio histórico. O relator do projeto, deputado Eduardo Bismarck, do PDT do Ceará, falou sobre a importância da regulamentação.

Primeiro dizer que é um grande sonho da categoria há muitos anos. Segundo dizer que essa Lei dá uma segurança maior para o turista que vai procurar o passeio e para aquele que oferece o passeio. Na medida em que garante isenção de IPI para aquisição de novas peças, para conserto e carros novos“.

A medida também garante aos trabalhadores apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ações de melhoria de qualidade, eficiência e de segurança dos serviços de buggy.

*Com informações da Agência Senado e Agência Câmara

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.