De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no último mês, o Brasil ainda tem mais 11 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Em paralelo a isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) quer garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos – homens e mulheres – estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030.
É por reconhecer todas essas estatísticas que a Estácio está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa integra o Programa de Responsabilidade Social da companhia. Em sua 4ª edição, as aulas serão ofertadas em quatro unidades do Rio de Janeiro: Ilha do Governador, Alcântara, Queimados e Via Brasil. Além dos campus de Carapicuíba, Natal e Brasília.
Desde sua criação em 2018, o Projeto já contou com a participação de mais de 300 alunos. “Nossa meta é levar esse projeto a todas as unidades da Estácio no Brasil. Estamos alinhados com os ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campus. Os novos dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Estácio.
Cláudia também contou que o projeto está alinhado à missão da Estácio de Educar para Transformar e reforça a diretriz de manter um relacionamento próximo e sustentável com a comunidade do entorno de suas unidades. Ainda de acordo com ela, a iniciativa também representa uma oportunidade única para os alunos da instituição, pois vão aprender na prática a atuarem como alfabetizadores, o que sustenta o compromisso com a empregabilidade destes egressos.
Sobre o projeto
Por um período de quatro meses, os matriculados terão aulas com estudantes dos cursos de Licenciaturas da Estácio, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, juntamente, com a participação do corpo docente da faculdade. As aulas acontecerão no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e serão totalmente gratuitas. Os interessados poderão se inscrever até o dia 5 de agosto, diretamente nas salas de matrícula das unidades que ofertam o curso. As aulas terão início no dia 12 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou por meio do telefone gratuito 0800 880 6774.
Bolsas de estudo
Quem se interessou pelo curso, mas não reside próximo aos campus, não precisa desanimar. É possível estudar através do programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA com as bolsas de estudo oferecidas pelo Educa Mais Brasil. O Educa já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil. Acesse o site do programa e confira as oportunidades oferecidas na sua região. É possível encontrar bolsas de até 70% de desconto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.