Um controverso programa de computador desenvolvido pela Shanghai Jiao Tong University, na China, permite identificar criminosos por suas características faciais com uma precisão de 89,5%, segundo dizem os cientistas Xiaolin Wu e Zi Zhang no estudo intitulado “Automated Inference on Criminalist using Face Images” (Conclusão automatizada sobre o crime usando imagens de rostos), que avalia as características da boca, olhos e narizes dos indivíduos para determinar se eles são criminosos ou não.
O experimento foi realizado utilizando 1.856 fotografias de homens chineses com idade entre 18 e 55 anos, com cabelos raspados e sem cicatrizes ou marcas faciais. Do total de participantes, 730 eram criminosos que estavam servindo uma sentença ou ausentes. E destes, 235 foram acusados de crimes violentos, incluindo assassinatos, estupros, sequestros, assaltos e roubos e outros crimes sem sangue, tais como fraude, falsificação e corrupção.
Depois de estabelecer um algoritmo com quatro sistemas de classificação das suas características faciais distintas, 90% das imagens foram usadas para treinar o programa para reconhecer as diferenças e distinguir entre criminosos e não-criminosos. Quando os pesquisadores utilizaram o resto das fotos – 10% – para o programa de computador identificar criminosos, houve uma precisão de 89,5% nos resultados.
De acordo com o estudo, você pode determinar se uma pessoa é um criminosa ou não considerando três características faciais. A primeira é que a curvatura do lábio superior é, em média, 23,4% mais elevada em infratores. A segunda é que a distância entre os olhos é ligeiramente mais baixa (5,6%) nesses indivíduos. E, finalmente, o ângulo entre as duas linhas desenhadas a partir da ponta do nariz para os cantos da boca é de 19,6% menor.
Críticas
O estudo ainda não foi revisto por outros pesquisadores, embora especialistas e criminologistas criticam que o estudo baseia-se na aparência de criminosos deixando de lado o seu comportamento. Além disso, o desenvolvimento de tais programas levanta preocupações sobre a forma de como as autoridades podem usar esse tipo de software.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.