Variedades

Professores da Rede Estadual de ensino aprovam indicativo de greve

A principal reivindicação da categoria é a atualização do Piso Salarial, desta vez no índice de 14,95%

Os professores da rede estadual de ensino aprovaram em Assembleia, realizada na tarde desta segunda-feira (27), um indicativo de greve. O encontro foi convocado pelo SINTE/RN e definiu que o movimento será deflagrado na próxima sexta-feira, 03 de março. Até lá, o Sindicato vai comunicar ao Governo o que foi decidido coletivamente, conforme determina a Lei de Greve.

A principal reivindicação da categoria é a atualização do Piso Salarial, desta vez no índice de 14,95%. Embora o Governo esteja negociando, apresentou duas propostas consideradas ruins pelo Sindicato e pela categoria, ambas já rechaçadas. A primeira proposta consistia em implementar um aumento em março para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo a janeiro. Para os demais (ativos e aposentados), o aumento seria de 3% em maio, 2,71% em setembro e 8,66% em dezembro, com o retroativo implementado a partir de maio de 2024. Já a segunda proposta previa a implementação de 5,70% em maio e 8,66% em dezembro, com o retroativo a partir de maio do ano que vem.

Além da atualização do Piso Salarial, outras reivindicações da categoria incluem melhorias na carreira dos funcionários, escolas em tempo integral e a realização de concurso público.

Para intensificar a luta por seus direitos, os professores aprovaram um calendário de luta sugerido pela diretoria do SINTE/RN. O calendário inclui uma assembleia para deflagração da greve no dia 03 de março, com comunicação ao Governo da deflagração da greve e solicitação de pedido de audiência de negociação, tendo como pauta emergencial as reivindicações da categoria.

Também estão previstas assembleias nas regionais até o dia 02/03, um faixaço no cruzamento do Midway Mall no dia 06 de março, uma aula pública no Ato do dia 08 de março em frente à calçada do IFRN – Campus Central, e uma nova assembleia no dia 10 de março para avaliação da greve e encaminhamentos.

Os professores da Rede Estadual estão unidos em sua luta por melhores condições de trabalho e remuneração justa. A greve é uma forma legítima de pressionar o Governo a atender as reivindicações da categoria, e esperamos que as negociações avancem para uma solução satisfatória para todas as partes envolvidas“, diz o SINTE.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.