Um vídeo que circula na internet mostra uma professora dando uma “gravata” em um garoto de 12 anos, estudante da Escola Municipal Ministro Synésio Rocha, em São Paulo. A cena foi filmada por uma colega de classe (6º ano do Ensino Fundamental), em 12 de agosto. A confusão teria começado porque o aluno estava usando celular dentro da sala de aula, deixando a professora irritada.
As cenas mostram que, após inúmeras ordens para entregar o aparelho, a educadora o pegou à força. Alguns alunos da turma tentaram separar a professora e o aluno, outros tentaram acalmá-la, mas foi em vão. Ela só soltou o menino após tomar dele o celular.
Após o ocorrido, foi registrado um boletim de ocorrência na 37º delegacia de São Paulo para apurar os fatos. Após ocorrido, o garoto não está frequentando mais as aulas.
Em nota, a Secretaria de Educação informou que a direção da unidade determinou o “imediato afastamento” da professora das atividades escolares e abriu um processo de apuração preliminar do caso para que a docente possa responder pela ação. A nota diz ainda que, embora a legislação municipal proíba o uso de aparelhos celulares em sala de aula, todas as ações têm como pressuposto a “garantia dos direitos dos educandos e adolescentes”.
Confira vídeo do momento em que a professora é flagrada imobilizando o aluno:
https://www.youtube.com/watch?v=cbiKD9wxmZA
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.