“É uma sensação muito boa, porque é o reconhecimento de um trabalho de um ano”, disse a professora Deusineide dos Santos Nasário, ao falar da sua classificação para a etapa nacional do Prêmio Professores do Brasil 2015, que acontecerá na próxima semana.
A educadora, cuja primeira experiência em sala de aula data de 2005, já ganhou R$ 7 mil na etapa regional do concurso. Deusineide ficou em primeiro lugar no Nordeste na categoria 4° e 5° anos iniciais do Ensino Fundamental, com o projeto intitulado “A previsão das chuvas no campo, à luz do olhar do agricultor”, desenvolvido na Escola Municipal Francelino Granjeiro, no Sítio Conceição.
Ao ser questionada sobre o que foi necessário para a obter a premiação, a professora usou a expressão “coragem de se lançar”. “São muitos professores com muitos trabalhos bons. A gente espera, mas fica apreensiva”, completou Deusineide Nasário.
A professora premiada acredita na educação da zona rural e aproveitou para elogiar os estudantes. “Quando a gente lança uma proposta, já estão todos com os olhinhos brilhando. Eles gostam de fazer e eu confio. A gente tem de confiar, porque eles dão conta”, revelou.
Deusineide estará entre os dias 1° e 4 de dezembro em Brasília, onde participará de diversas atividades. Ela ainda está concorrendo a um valor extra de R$ 5 mil.
Projeto vencedor
“A previsão das chuvas no campo, à luz do olhar do agricultor” foi um trabalho realizado por um grupo de 12 alunos. Iniciado em julho de 2014 com término em julho deste ano, tratou dos efeitos da seca e de políticas públicas relacionadas à questão. De tema dinâmico, o projeto contou com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (entrevistas junto a moradores).
Histórico
O Prêmio Professores do Brasil, foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com organizações parceiras, está na 9ª edição e ao longo das sucessivas edições visa à valorização de experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública, com a disseminação de práticas pedagógicas exitosas.
O Prêmio consiste em reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
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