Variedades

Produtor de camarão pode retirar sua GTA de casa

A partir de agora o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), passa a liberar pelo sistema SIAPEC, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para a matéria prima de camarão e peixe. O documento é obrigatório para o transporte da despesca e anteriormente era emitido apenas de forma presencial.

O SIAPEC é o sistema utilizado para emissão de documentos como a Guia de Trânsito, e pode ser acessado em qualquer hora e lugar, necessitando apenas do login e senha. Com essas mudanças, o produtor que já é cadastrado no Idiarn e possui sua senha no sistema pode emitir o documento para o transporte da matéria-prima de camarão, bovinos, ovinos e caprinos, facilitando a comercialização da cadeia produtiva do Estado.

Antes, para o transporte dos pescados, era necessário emitir o documento obrigatório de forma presencial, fazendo com que o produtor se deslocasse a algum escritório do Idiarn mais próximo do seu município. Além de levar mais tempo, se a despesca acontecesse ao fim da tarde, no horário da madrugada ou aos fins de semana, era necessário esperar até o dia seguinte para que o produtor conseguisse emitir o documento e pudesse transportar a matéria prima para comercializa-la.

“É um avanço gigantesco para a cadeia produtiva de camarão, facilitando a vida dos carcinicultores que precisavam se deslocar da sua residência para retirar o GTA e só depois transportar sua matéria-prima. Com essa mudança o número de GTAs devem aumentar, assegurando que o produtor está transportando esses animais aquáticos de forma correta e segura”, afirma Samarah Albanez – Médica Veterinária responsável pelo Programa Nacional de Sanidade dos Animais Aquáticos – PNSA.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.