Variedades

Processo de impeachment traz instabilidade profissional aos servidores públicos, diz IBEGESP

Segundo o Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (IBEGESP), com a abertura do processo de impeachment e a posse de Michel Temer como presidente interino, os servidores públicos passarão por um período de instabilidade profissional, podendo, inclusive, culminar na remoção de alguns deles. O IBEGESP ressalta ainda que isso se deve às mudanças implementadas pelo presidente em exercício na máquina administrativa e também aos projetos de privatização.

“Um dos principais pontos de instabilidade para os servidores públicos é a redução do número de Ministérios que tem como consequência a fusão de quadros funcionais, bem como a respectiva relotação de cargos. Também é possível que isso acarrete a remoção de servidores e a reestruturação de carreiras”, explica o professor do IBEGESP e mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da USP, Carlos Toledo.

Para Toledo, outro ponto sensível para o servidor público é a sinalização de privatização do programa de Governo de Temer. “As privatizações que eventualmente sejam feitas impactarão no vínculo funcional dos empregados públicos, pois embora não alterem substancialmente o regime celetista, é certo que propiciarão processos de redução de quadros, provavelmente por meio de programas de demissão voluntária. Ao mesmo tempo, tais mudanças exigirão maior preparo dos servidores que atuam na área de licitações e contratos administrativos, para que a Administração continue prestando seus serviços, mas com especial atenção ao cumprimento das leis”, finaliza.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.