Numa turnê, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu fará uma visita histórica a alguns países da América Latina. A primeira parada será na Argentina, em Buenos Aires, já na próxima segunda-feira (11), logo após ele estará na Colômbia e México. Ele será recebido pelo presidente da Argentina, Mauricio Macri, com quem mantém uma melhor relação.
Durante a visita, homenagens serão realizadas na Praça Embaixada de Israel e na Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) às vítimas dos atentados antissemitas de 1992 e 1994, nos quais morreram 29 e 85 pessoas, respectivamente. Ainda na cidade, Netanyahu também vai se reuni com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes.
O diretor-geral adjunto para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores de Israel, embaixador Modi Efraim, informou que a relação com Israel é um ponto positivo para um diálogo aberto em vários aspectos. “Estamos com um governo positivo que quer promover as relações com Israel, que entende a importância delas e que terá um diálogo muito aberto para construir bom diálogo político, estratégico e comercial”, disse.
Já na quarta-feira (13), o primeiro-ministro aterrissa em Bogatá onde vai encontrar com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, retribuindo à visita que foi realizada em 2013 à Israel. A última estada será no México na sexta-feira (15). O embaixador falou que há um bom entendimento entre México e Israel e que juntos, podem investir mais. “O México é um país grande e importante, com uma comunidade judaica vibrante, muito ativa, e pensamos que o potencial é enorme. Podemos fazer muito mais nos investimentos mútuos e acredito que há bom entendimento entre os dois governos”, disse Efraim.
O primeiro-ministro será acompanhado de cerca de cem pessoas, incluindo 30 empresários que tratarão de ampliar o intercâmbio comercial e econômico com a América Latina. Com esse objetivo, nos três países haverá encontros, seminários e reuniões com representantes oficiais e da iniciativa privada.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.