Pela primeira vez desde o dia 20 de agosto, o preço da Ethereum ficou abaixo da marca de US $ 300, chegando a US $ 295, já que o limite de mercado do Ethereum caiu US $ 6 bilhões em um único dia. Mais cedo, o preço do Éter caiu 10% depois de mostrar alguns sinais de recuperação.
Na semana passada, o Banco Popular da China (PBoC) anunciou sua intenção de regular o mercado inicial de ofertas de moedas (ICO) e investigar as campanhas em curso de Oferta inicial de Criptomoeda (OIC). Algumas fontes relataram que o PBoC procurava suspender todas as ICOs existentes [e futuras] para que a instituição avalie de perto a legalidade das OICs com base nos regulamentos e políticas financeiras do país.
Esta manhã, as principais publicações, incluindo a CNBC, a Bloomberg e a Reuters, revelaram que o PBoC decidiu oficialmente declarar ilegais as ICOs e lançar investigações completas sobre 60 plataformas de grande escala no mercado local. A Sourcing Caixin, grupo de mídia com sede em Pequim, focada no setor financeiro chinês, informou que o governo descreveu a ICO como uma ferramenta ilegal de angariação de fundos e pediu aos bancos que rejeitassem quaisquer operações comerciais com empresas relacionadas com o ICO ou apoiadas por elas.
Em cooperação com a China Securities Regulatory Commission, a China Banking Regulatory Commission e a China Insurance Regulatory Commission, o PBoC divulgou um comunicado como uma advertência contra emergentes campanhas de ICO e instituições financeiras que participam de “atividades financeiras ilícitas relacionadas com ICOs”.
Mas, alguns analistas – incluindo o diretor de Fintech e o diretor da Kapronasia, Zennon Kapron, permanecem otimistas quanto ao crescimento de longo prazo do mercado de ICO chinês. Em uma entrevista com a Reuters, Kapron observou que ele acredita que os recentes esforços do governo chinês para reprimir as OICs são o primeiro passo que está sendo tomado para regulamentar o mercado. Ele enfatizou ainda que os governos estão lutando para entender os fundamentos básicos e o conceito de OIC e que a suspensão nas OIC é provavelmente temporária.
“Os reguladores em todo o mundo estão lutando para entender o que são os ICOs, quais são os riscos e como fechá-los e regulá-los. A China, em muitos aspectos, não é diferente dos EUA ou de Cingapura ao dizer, ok, precisamos voltar para isso por enquanto até descobrirmos como lidar com eles … Eu acho que será uma medida um pouco temporária”, disse Kapron.
O ICO continua sendo o maior caso e mercado de uso da Ethereum. Ela levou mais de US $ 1,6 bilhão em investimentos em menos de dois anos, desde o início de 2016. Portanto, qualquer decisão negativa sobre as OICs por grandes entidades governamentais e economias como a China provavelmente resultará no declínio do valor da Ethereum. No entanto, é igualmente importante para os investidores e os comerciantes reconhecerem a correção do mercado de criptografia inteira nos últimos dois dias.
Quase todas as criptomoedas listadas nas trocas globais de bitcoins e plataformas de negociação, como bitcoin, Ethereum, Litecoin, Bitcoin Cash, Ripple, NEM e Ethereum Classic, sofreram grandes perdas de valor.
Evidentemente, o anúncio da US Securities Exchange Commission e do People’s Bank of China teve um tremendo impacto no mercado global da OIC. Mas, como as startups australianas anteriormente se mudaram para Hong Kong e Cingapura para evitar regulamentos impraticáveis e opacos, os projetos de blocos e as operações de arranque da ICO provavelmente se moverão para outras regiões, como a Suíça e o Reino Unido, que oferecem um ecossistema regulatório amigável.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.