Acabou o período da licença maternidade e não tem com quem deixar o bebê? Embora ficar distante do filhote – nem que seja por um tempinho curto do dia – seja um momento um pouco doloroso para as mamães e os papais, os berçários são uma boa opção para quem precisa aqueles que não têm com quem deixá-los. A escolha de um berçário deve passar por uma rigorosa pesquisa. É ideal saber quem são os profissionais que trabalham na instituição: se possuem formação específica, experiência técnica e possui afetividade no trato com as crianças.
A infraestrutura é outro aspecto que deve ser olhado com muito cuidado. Como são os espaços? Obedecem regras de saúde e segurança? Possibilitam um desenvolvimento integral dos pequenos alunos? Em geral, a regra é fazer a “linha chata” mesmo. Afinal, as crianças não devem ser entregues aos cuidados de qualquer pessoa. Confira outras dicas para escolher o berçário para o seu filho.
Visite diferentes berçários: É importante conhecer ao menos duas instituições para poder analisar quais são os pontos fortes e fracos de cada uma. Dê preferência a visitar o local sem horário marcado. Dessa forma, fica mais fácil analisar a rotina dos profissionais com os bebês o mais próximo da realidade. Não esqueça de conversar com outras mães e pais para saber a opinião deles. Além disso, converse com a coordenação pedagógica do berçário para tirar todas as dúvidas sobre quais são os valores que a instituição defende.
Equipe: Como os profissionais da instituição se comporta com os bebês? Serão eles os responsáveis por cuidar do seu bebê enquanto você se dedica a outras atividades, então é importante tentar garantir que haja profissionalismo e amor no que está sendo feito. Verifique se a quantidade de profissionais é suficiente para o número de bebês. Recomenda-se o máximo de oito bebês para cada duas cuidadoras.
Higiene e alimentação: O berçário deve manter bons hábitos de higiene para evitar a proliferação de doenças, que são comuns na fase infantil. Durante a sua visita, verifique se a instituição possui ambientes limpos e organizados, com ventilação e iluminação adequadas. Alguns berçários possuem, além da equipe pedagógica, profissionais da área de saúde, como nutricionista e enfermeira. Caso não tenha disponível, questione qual é o procedimento adotado quando há uma emergência relacionada à saúde de um bebê ou em caso de acidentes.
Localização: Esse é um elemento que deve ser ponderado no momento de escolher a melhor instituição para o seu bebê. É importante que a sua localização seja adequada à rotina da família. Imagine sair do trabalho e ainda precisar levar uma hora para chegar até o berçário? Essas questões podem atrapalhar a rotina da família e elevar o nível de estresse e cansaço dos pais e até mesmo das crianças.
Rotina de atividades: O berçário deve propor uma rotina de atividades bem estruturadas e com horários fixos para incentivar o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e social dos bebês. A equipe pedagógica deve propor atividades lúdicas, com música, contação de histórias, brincadeiras em grupo, entre outras. Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento global do bebê.
Infraestrutura: Os espaços físicos do berçário devem ser analisados pelos responsáveis pois a infraestrutura também influencia nos cuidados aos bebês. Os ambientes devem ser limpos e conservados, os brinquedos higienizados e adequados a cada faixa etária, quinas de móveis devem estar protegidas, tomadas cobertas e produtos de limpeza e outros materiais prejudiciais à saúde precisam ser colocados longe do alcance dos bebês.
Mensalidade: Cuidar de um bebê, suprindo todas as suas necessidades, custa caro. Logo, o gasto com o berçário também deve ser colocado na balança. É importante não desestabilizar o orçamento familiar com as mensalidades da instituição. Uma alternativa boa alternativa é busca auxílios de programas públicos ou privados que oferecem buscar bolsas de estudo para berçário disponíveis em sua região. O Educa Mais Brasil, em parceria com o Portal N10, oferece 50% de desconto no valor mensal para cursos da educação básica. Para conseguir o benefício, realize a sua inscrição gratuita no site do Educa Mais Brasil. Depois é só fazer a escolha berçário ideal (é possível acessar um perfil da intuição com maiores informações) e clique em ‘Quero esta Bolsa’ para garantir o seu desconto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.