Variedades

Potiguares irão gastar mais de R$ 80 em produtos da Páscoa, diz pesquisa da Fecomércio

Na Páscoa se comemora a ressurreição de Cristo, mas o período também é marcado pela troca de ovos de chocolate e consumo de peixe. Diante disso, todo os anos o comércio se prepara para a data, com o objetivo de impulsionar as vendas destes produtos. O setor de serviços também tem sempre uma boa expectativa com este período, já que devido ao feriado da Sexta-feira Santa, muitas pessoas aproveitam para viajar.

Para analisar o comportamento dos consumidores, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC), realiza há três anos a pesquisa de intenção de compras em Natal e em Mossoró. Este ano, a pesquisa ocorreu entre os dias 3 e 6 de março, e ouviu 661 pessoas na capital potiguar. Já em Mossoró, os pesquisadores foram para as ruas entre 28 de fevereiro e 2 de março, e 540 pessoas foram entrevistadas.

Na capital, o IPDC constatou que 59,5% dos natalenses têm a intenção de presentear na data comemorativa. Este resultado é melhor do que o registrado pela mesma pesquisa em 2017, quando 53,8% dos consumidores tinham a intenção de comprar algum presente na Páscoa. Já o gasto médio previsto é de R$ 88,10, valor 7,2% maior do que os natalenses pretendiam gastar em 2017, quando a pesquisa apurou uma pretensão de gastos em R$ 82,15.

Entre os 40,5% dos consumidores natalenses que afirmaram que não irão às compras, a falta de dinheiro (48,9%), a falta de costume de presentear (23,5%), e o desemprego (9%) foram como alguns dos motivos para esta decisão. Entre os que irão comprar, 92,1% têm como foco comprar o chocolate e suas variações, que vão desde ovos de chocolate (77,4%), caixas de bombons (33,3%), até as barras de chocolate (13,7%).

Ovo-da-páscoa-de-travessa

Apesar da tradição ser em torno da troca de ovos e outros produtos de chocolate, alguns consumidores informaram que irão presentear com peças de vestuário (7,6%) e calçados (1,8%). As compras serão destinadas, na maioria, aos filhos (50,4%), seguidos pelos esposos (as) ou namorados (as), com 29,5%, e pai /mãe, com 15,8%.

Para efetuar as compras, seja em supermercados e lojas especializadas de shoppings centers (46,1%) ou em supermercados e lojas de comércio de rua (45,9%), 69,9% dos consumidores irão pagar à vista e em dinheiro. Mas antes de comprar, 73,5% dos consumidores irão pesquisar o preço, levando em consideração as ofertas e promoções (50,6%); a marca do produto (42%) e os brindes (7,4%).

Além do chocolate, também há um incremento na venda do pescado no período que antecede a Semana Santa, já que faz parte da tradição religiosa de comer carne branca na Sexta-Feira. Levando isso em consideração, o IPD apurou que mais de 77% dos natalenses irão comprar peixes e/ou crustáceos, desembolsando, em média, R$ 62,54. Os peixes mais procurados serão: Tilápia (19,6%), Atum (15,3%), Cioba (7%), Dourado (6,7%), Bacalhau (6,5%), Corvina (5,6%).

Com o feriado da Sexta-feira Santa, os consumidores aproveitam para viajar, movimentando hotéis, pousadas e restaurantes. Porém, 81,7% das pessoas entrevistadas afirmam que não irão viajar. No ano passado, este índice foi de 74,4%. Entre os 18,3% que fazem planos de viajar, 86,8% devem ir para interior ou litoral potiguar, 10,7% para outros estados, e 2,5% para o exterior.

Mossoró

A exemplo de Natal, a capital do Oeste também houve aumento na intenção de gastos com os produtos da Páscoa. Este ano os consumidores devem gastar, em média, R$ 83,91, contra R$ 78,63 aferidos na mesma pesquisa do ano passado, o que representa um aumento de 6,7%.

No total, 56,7% dos mossoroenses irão presentear na Páscoa deste ano, um aumento de 7,5 pontos percentuais em relação a 2017, quando 49,2% dos entrevistados tinham a intenção de comprar. A maioria dos que não irão as compras (43,3%) apontam como principal motivo a falta de dinheiro (55,6%).

No topo da lista, o chocolate será o item mais procurado por 90,5% dos que irão presentear. Os contemplados devem ser os filhos (56,7%), cônjuge (23,9%), pai/mãe (20,9%), sobrinhos (17,6%), irmão (7,5%), neto (5,2%), afilhados (3,3%) e amigos (2%).

Os produtos de chocolate mais procurados serão os tradicionais ovos de Páscoa, com 68,9%; seguidos pela caixa de bombons (15,2%); barras de chocolates (7,6%); cestas de chocolate (2,7%); e trufas de chocolate (2%).

Assim como os natalenses, os moradores de Mossoró irão pesquisar o melhor preço antes de garantir a compra, que será paga, na maioria à vista e em dinheiro (72,2%). Apenas 10,8% irão pagar no cartão de crédito rotativo.

Os locais que serão mais procurados para fazer a pesquisa de preço e compras são as lojas de comércio de rua (37,3%); supermercados (35%); e lojas de shopping (21,6%). Os principais pontos que serão observados pelos consumidores serão os preços e as ofertas (49%), como também as marcas dos produtos (40,2%).

A pesquisa do IPDC/Fecomércio RN também apontou a disposição do consumidor para adquirir frutos do mar: 78,5% disseram que sim. Entre os tipos de peixes mais desejados para consumo na Semana Santa pelos mossoroenses estão Tilápia (40,3%), Serra (9,7%), Cioba (6,6%), Bacalhau (5,7%), Atum (4,7%), Corvina (4%). A média dos gastos com pescados ficou em R$ 60,98.

A maioria (76,1%) dos entrevistados de Mossoró também não pretende viajar. Entre os 23,7% que pretendem viajar neste período, outras cidades do interior do estado e o litoral são as principais opções (86%).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.