Variedades

Pós-Enem: como entrar no ensino superior com a nota da avaliação

Passado o período das provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicadas nos dias 17 e 24 desse mês – a versão digital ainda vai ocorrer nos dois próximos domingos –, a atenção se volta para os principais processos seletivos que utilizam a nota do Enem para o ingresso de alunos no ensino superior.

A tradição é que os processos seletivos usem a nota do Enem da edição passada no ano vigente. Como o Enem 2020 teve que ser adiado para 2021 por conta da pandemia, para não prejudicar o calendário das instituições de ensino o Programa Universidade para Todos (Prouni) só aceitou as notas do Enem 2019.

A primeira chamada do processo seletivo foi divulgada na última semana. Já as informações sobre o Prouni 2021.2 ainda não foram divulgadas.

O Prouni é um programa do governo federal e seleciona estudantes para bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas. Para conquistar uma bolsa de 100%, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Já para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para participar em ambas as modalidades é preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Também do governo federal, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas para instituições públicas – universidades estaduais e federais. Assim como o Prouni, a seleção costuma ocorrer duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre. O Ministério da Educação ainda não divulgou a data de realização do processo seletivo.

Há, ainda, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também voltado para instituições particulares. Nesse caso, o estudante precisa arcar com o valor que foi financiado após a conclusão dos estudos. Essa seleção costuma aceitar as notas do Enem tanto do ano vigente, como de anteriores.

As inscrições do Fies começam nesta terça-feira, 26 de janeiro. Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59 do dia 29 de janeiro para fazer o cadastro de forma gratuita.

Não quer usar as notas do Enem? Saiba como garantir uma vaga

Caso não tenha feito o Enem ou fez, mas não quer atrasar o planejamento de começar uma graduação, há programas privados, como o programa Educa Mais Brasil, que oferecem bolsas de estudo em diversas faculdades espalhadas por todo o país.

No Educa, por exemplo, os descontos chegam a 70% e o processo de adesão é sem burocracias. Basta acessar o site do programa no endereço https://www.educamaisbrasil.com.br/ e pesquisar as opções disponíveis por região, faculdade ou curso. A inscrição pode ser feita durante todo o ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.