O Magazine Luiza iniciou as entregas de produtos comprados em sua plataforma on-line no prazo de até uma hora após o pedido, para os clientes de 11 cidades: São Paulo, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió, Aracaju, João Pessoa e Teresina. Apelidado de “Piscou, Chegou”, esse tipo de entrega está sendo ofertada no site e no app da empresa, e vale para produtos de até 6 kg.
“São 75 lojas já funcionando com essa opção ao redor do país e mais dez estão em teste piloto nesse momento, incluindo Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras”, disse Luis Fernando Kfouri, diretor de entrega rápida do Magalu.
Sobre o limite de peso do produto, Kfouri explicou que essas entregas são feitas de moto, por isso, por enquanto não há previsão de aumentar o porte dos produtos entregues através dessa modalidade. Há a previsão de testar com veículos maiores mais para frente.
Para o cliente, nas cidades que já possuem o serviço, essa opção vai aparecer como uma das opções de entrega ao fechar a compra e também será possível aplicar um filtro e selecionar produtos entregues dentro desse prazo mais curto.
Segundo Kfouri, essa modalidade não cobra valor adicional no frete do produto. “Já temos a política de valores acima de R$ 49 na categoria mercado é frete grátis, e para outras categorias acima de R$ 99 também. Então, as regras se mantêm para a entrega em uma hora”, disse.
Além disso, a entrega rápida é válida somente para produtos comercializados diretamente pelo Magazine Luiza, ou seja, por ora, os produtos vendidos no marketplace por parceiros não entram nessa modalidade.
“O plano é testar para os sellers [vendedores] do marketplace a partir de agosto. Primeiro para a modalidade de 24 horas, e depois para essa ainda mais curta de 1 hora. Mas vamos testando e avaliando as possibilidades”, disse Kfouri. “Oferecer a entrega mais rápida do país é também converter mais o cliente”, completou.
Estratégia do Magazine Luiza
Para conseguir cumprir a promessa de entrega em uma hora para os clientes, o Magalu vai usar de toda sua rede de 1.300 lojas ao redor do país. A ideia é continuar adotando um formato que deu muito certo para a empresa: transformar as lojas físicas em mini centros de distribuição.
Em 2020, com a pandemia, a empresa ficou com as lojas físicas fechadas por alguns meses, mas investiu ainda mais na digitalização, lançou o Parceiro Magalu, plataforma que ajuda as empresas nas vendas online, expandiu as operações da Logbee, sua empresa de logística, e consolidou a transformação das lojas físicas em hub logístico.
Hoje são 20 CDs espalhados pelo Brasil, mais as 1.300 lojas disponíveis para armazenamento de produtos e entregas. Atualmente, a varejista já 70% das entregas totais em até 48 horas, e 50% delas em até 24 horas.
“Queremos entrar forte nessa modalidade, temos uma tecnologia bem feita e só precisamos ir testando e organizando”, diz Kfouri.
Na prática, através de um geolocalizador que a empresa possui em seu site e app, é possível identificar de onde o cliente está comprando e fazer um match com a loja física mais próxima desse cliente que tenha o produto.
A empresa vem testando essa entrega rápida há 4 semanas e cerca de 80% das vendas “ship from store”, ou seja, vendas cujos produtos solicitados estão disponíveis nas lojas físicas nesse formato de hub logístico, são feitas em uma hora.
Kfouri afirmou que a empresa quer ser agressiva nessa modalidade e deve testar a entrega em uma hora também no Natal e na Black Friday de forma parcial. “Pretendemos nos desafiar a fazer alguns testes nesse formato nessas datas de maior movimento, mas não vamos nos comprometer se não conseguirmos entregar”, disse.
Mais vagas de emprego
Diante dessa novidade, Kfouri afirmou que a equipe de logística da varejista precisará ser ampliada: a meta é contratar mais 4 mil pessoas ainda neste ano para turbinar a área e gerar emprego.
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