A pílula anticoncepcional funciona como um método contraceptivo, como o próprio nome diz. No entanto, tem outros efeitos no seu corpo e o especialista em ginecologia pode prescrevê-lo para combater, por exemplo, a acne ou para regular o sangramento e a dor menstrual.
Este método de contracepção altera os níveis hormonais, por isso, espera-se que o corpo reaja positiva ou negativamente. Se as reações afetarem negativamente o seu corpo, então é aconselhável consultar o seu médico para encontrar o motivo e, talvez, mudar a pílula para outra “menos forte” ou até mesmo suspendê-la.
Acne
A pílula aumenta o nível de progesterona no corpo, por isso diminui o nível de andrógenos como a testosterona e permite que o corpo libere menos “sebo”, para que você possa controlar a acne.
Aumento de peso
Isso nem sempre acontece, mas quando você começa a tomar essas pílulas você pode sentir uma retenção de líquidos por causa dos altos níveis de estrogênio e, portanto, você tem um aumento de peso .
Tamanho dos seios
Eles podem crescer ou encolher. Segundo a Cosmopolitan, isso vai depender de como você o hormônio reage na mulher: “algumas notam um aumento no tamanho do peito, outras não notam diferenças e outras notam que seus seios diminuem”.
Dores menstruais
Um efeito colateral das pílulas anticoncepcionais é a redução da dor menstrual. Inchaço, alterações de humor e dor pélvica podem ser reduzidas pelos níveis hormonais.
Náusea
Quando você começa a tomar a pílula anticoncepcional, pode sentir tontura ou náusea. Às vezes, nosso corpo acha difícil assimilar as alterações hormonais. Se você ainda sentir náuseas, consulte o seu médico para ver se você precisa mudar as pílulas.
Libido
Pode ser um efeito colateral, mas nem sempre acontece. Segundo a Cosmopolitan, “a lubrificação natural pode diminuir, porque afeta os níveis de testosterona, que causa impulsos e desejos sexuais”.
Ovários policísticos
As pílulas anticoncepcionais são recomendadas para mulheres com ovários policísticos porque os hormônios podem combater essa síndrome.
Sangramento pesado
Assim como as dores menstruais podem desaparecer, o sangramento intenso é regulado e previne a anemia.
Tireoide
No entanto, alterações hormonais podem afetar a tireoide e causar problemas neste órgão.
Coágulos de sangue
Segundo a Chopra, “há um risco duas vezes maior de coágulos venosos se forem tomadas pílulas anticoncepcionais”, embora isso geralmente aconteça em pessoas com sobrepeso, fumantes e mulheres com mais de 35 anos de idade.
Seu corpo pode mudar com pílulas anticoncepcionais: de problemas que não existiam antes, para curar outros problemas, aumentar o tamanho dos seios e muito mais.
Verifique com seu médico qual delas é a recomendada para você e, se notar efeitos colaterais constantes e negativos, retorne à consulta para analisar o motivo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.