Um dia após o vazamento de uma suposta delação premiada do senador Delcídio Amaral, a Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila. De acordo com informações do jornal Folha de S Paulo, carros da Polícia Federal chegaram à casa de Lula em São Bernardo do Campo às 6h e ainda estariam no local. A casa do filho do ex-presidente, Fábio Luiz, o Lulinha, e a sede do Instituto Lula, em São Paulo, também seriam alvos da 24º fase da Operação Lava Jato.
O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.
[xtopic title=”Veja também:” layout=”1″ alignment=”left” count=”3″ condition=”latest” order=”DESC” tags=”” featured=”0″ ids=”43409,43413″ cats=””]
De acordo com a PF, entre os crimes investigados nesta etapa estão corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobrás.
Operação Aletheia
A operação conta com cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal. Estão sendo cumpridos nesta manhã 44 mandados judiciais, sendo 33 de mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada a depor e liberada em seguida. Além de São Paulo, estão sendo cumpridos mandados na Bahia e no Rio de Janeiro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.