A Petrobras aumentará o preço do litro do diesel em 4,4%, nas refinarias, a partir desta quarta-feira (27/01). Já a gasolina será novamente reajustada em 5,05%.
Este é o primeiro reajuste da estatal, para o diesel, no ano, e ocorre em meio à alta recente dos preços internacionais do petróleo. Desde o último aumento, no dia 29 de dezembro, o barril do tipo Brent acumula uma alta de 9,5%. Já a gasolina havia sido reajustada no dia 19 de janeiro (em quase 8%).
A Petrobras informou que, a partir de quarta-feira, o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,08 por litro. Já o diesel passará a ser comercializado, na média, a R$ 2,12 por litro.
Velhas desculpas
A estatal destacou, em nota, que os preços praticados pela companhia têm como referência os preços de paridade de importação e, dessa maneira, acompanham as variações do valor do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. (E que se dane o povo brasileiro, correto?)
A empresa esclareceu também que os preços dos combustíveis, na bomba dos postos revendedores, são acrescidos de tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos próprios postos revendedores de combustíveis.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.