Pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca anunciaram a criação de um cristal capaz de absorver o oxigênio do ar e também da água. De acordo com eles, apenas um balde com 10 litros desta nova substância já seria capaz de sugar todo o oxigênio de uma sala. O cristal é um sal feito a partir do cobalto e parece ter capacidade de segurar o oxigênio a uma concentração que é 160 vezes maior do que o ar que respiramos. O artigo sobre o estudo, publicado na revista Chemical Science, indica que “um excesso” da substância poderia captar até 99% do oxigênio existente em uma sala. As informações são do site The History Channel.
Uma característica impressionante é que o cristal também possui a propriedade de liberar o oxigênio quando estiver exposto ao calor ou em ambientes com pouca, ou nenhuma, presença de oxigênio. Em um comunicado à imprensa, a autora do estudo, Christine McKenzie, associou este fenômeno com a hemoglobina do nosso sangue, que usa o ferro para fixar e liberar o oxigênio do corpo humano.
O cristal ainda está em fase de estudos, mas, caso estas propriedades apresentadas realmente se confirmem, poderia render excelentes aplicações, como por exemplo o fornecimento de altas concentrações de oxigênio em células de combustível de hidrogênio. Outro bom exemplo de seu uso estaria relacionada aos pacientes com doenças pulmonares, que não precisariam mais carregar pesados tanques com suprimento de oxigênio. Além disso, mergulhadores poderiam deixar seus tanques de oxigênio em casa, de acordo com a pesquisadora McKenzie.
“Alguns grãos contêm oxigênio suficiente para uma pessoa respirar e, como o material pode absorver oxigênio da água, nos arredores onde está o mergulhador, não seriam necessários mais do que alguns grãos do cristal para suprir o fornecimento necessário de oxigênio embaixo da água.”
O nome do sal é [{(bpbp)Co2II(NO3)}2(NH2bdc)](NO3)2 * 2H2O.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.