A amamentação é extremamente importe para o crescimento e pleno desenvolvimento das crianças, isso todos já sabiam, mas agora um estudo científico realizado no Brasil identificou uma possível ligação entre a amamentação e a inteligência.
A pesquisa acompanhou o crescimento de 3.500 bebês e constatou que aqueles que foram amamentados por mais tempo tiveram desempenhos melhores em testes de QI na idade adulta.
O médico Bernardo Lessa Horta, da Universidade de Pelotas, acredita que o leite materno oferece vantagens por ser uma boa fonte de ácidos graxos saturados de cadeia longa. São substâncias essenciais para o desenvolvimento do cérebro.
As conclusões do estudo saíram na publicação especializada The Lancet Global Health. Elas também apontam para outros fatores, além da amamentação, que podem ter impacto na inteligência.
A maioria dos bebês, independentemente da classe social, foi amamentada por períodos que variavam entre um mês e mais de um ano. Aqueles que foram amamentados por mais tempo obtiveram melhores resultados em testes de inteligência na idade adulta.
Com informações da BBC Brasil*
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.