Gianfilippo Mignogna, prefeito de uma cidade chamada Biccari próxima a Foggia (Itália), está oferecendo uma dezena de casas antigas por apenas um euro com a condição de que quem adquirir a propriedade faça um depósito de 3.000 euros.
De acordo com o Euronews, dinheiro depositado será devolvido assim que as reformas da casa forem concluídas, o que deve ocorrer dentro de três anos.
O prefeito disse que surgiu com a iniciativa depois de percorrer o centro histórico de Biccari e constatar que existe, há muito tempo, um grande número de belas casas à venda ou para alugar na vila.
“Somos apenas 2.000 habitantes, o despovoamento é uma ferida aberta, um fenômeno constante”, declarou Mignogna. “Os moradores continuam a sair e, embora a maioria volte no verão para visitar, agora não o fazem mais”, acrescentou, lamentando que muitas casas habitáveis estão vazias e “estão sendo esquecidas”.
O prefeito também colocou à venda um total de vinte casas abandonadas por um preço que varia entre 7.500 e 13.000 euros. Ele também explicou que no futuro pode haver até 100 casas que precisarão de pessoas para habitá-las.
Mignogna garante que seu plano é atrair “novos cidadãos (mesmo temporários) e novos investimentos, com oportunidades de trabalho para técnicos e empresas locais”. Além disso, promete aliviar a carga tributária e de manutenção de uma casa antiga.
Paraíso
Através do Facebook, Mignogna revelou que já recebeu mais de 7.000 emails de pessoas interessadas em comprar casas, principalmente dos Estados Unidos e da Europa.
“Somos um recanto do paraíso, ideal para o turismo lento”, explica o prefeito. “O ar fresco da montanha e o ambiente natural oferecem uma estadia desintoxicante e desconectada do caos, da poluição e do barulho da cidade”, disse ele.
Localizada no sopé do Monte Cornacchia, Biccari foi fundada na época da Roma Antiga e preserva vestígios de assentamentos pré-históricos. Encontra-se na região de Puglia, que já foi conhecida como “o celeiro da Itália” e agora é famosa por seus vinhos tintos frutados.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.