(ANSA) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, declarou nesta quarta-feira (9) que o país está em guerra contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que possui vastos territórios no Iraque e na Síria, além de ganhar cada vez mais espaço em nações do norte da África, como a Líbia.
Carter participou de uma audiência na Comissão de Defesa do Congresso norte-americano para atualizar os parlamentares sobre o atual estágio da luta contra o EI. Durante seu pronunciamento, o secretário disse ter entrado pessoalmente em contato com 40 países para pedir uma contribuição maior para derrotar os jihadistas.
“A realidade é que estamos em guerra”, afirmou. Atualmente, Washington lidera uma ampla coalizão internacional que bombardeia alvos do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, além de ajudar as forças de Bagdá com treinamento e serviços de inteligência.
Apesar disso, Carter reconheceu que ainda não foi possível conter o EI, embora tenha descartado o envio “significativo” de tropas terrestres para a região dos conflitos. “Isso americanizaria o confronto”, ressaltou. No entanto, os EUA devem mandar nos próximos dias helicópteros Apache e conselheiros militares para auxiliar o Exército iraquiano a retomar o controle da cidade de Ramadi.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.