O economista e ex-governador do estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, foi nomeado como o novo presidente do Banco do Nordeste (BNB) nesta quarta-feira (29) pelo Conselho de Administração da instituição. Ele assume o posto em substituição a José Gomes da Costa.
Paulo Câmara é graduado em Ciências Econômicas, possui pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental, e mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele também é auditor do Tribunal de Contas do estado de Pernambuco e já ocupou cargos como secretário de Administração, Turismo e Fazenda no governo de Pernambuco, além de ter sido governador do estado entre 2015 e 2022.
A cerimônia de posse aconteceu na sede do BNB, em Fortaleza, e contou com a presença de membros da diretoria e funcionários da instituição. Com a nomeação, a Diretoria Executiva do Banco do Nordeste passa a ter a seguinte composição: Anderson Aorivan da Cunha Possa (diretor de Negócios), Bruno Ricardo Pena de Sousa (diretor de Planejamento), Haroldo Maia Júnior (diretor de Administração), Lourival Nery dos Santos (diretor de Controle e Risco), Luiz Abel Amorim de Andrade (diretor Financeiro e de Crédito) e Thiago Alves Nogueira (diretor de Ativos de Terceiros).
Em seu discurso de posse, Paulo Câmara ressaltou a honra e o desafio de presidir a instituição, que completou recentemente 70 anos de fundação. “Para quem é nordestino, como eu, a sigla BNB é sinônimo de credibilidade, solidez e qualidade. Ter apoio do Banco do Nordeste é garantia de um parceiro forte para estados, municípios, organizações sociais, agricultores e empreendedores de uma maneira geral”, afirmou.
Ele destacou ainda a missão de consolidar o Banco do Nordeste como o principal vetor de desenvolvimento da região. “Não faltarão nessa caminhada valores que trago em toda a minha vida pública: muito trabalho, determinação, espírito público, diálogo e transparência”, disse o novo presidente do BNB.
Com vasta experiência em cargos públicos e no setor financeiro, Paulo Câmara assume a presidência do BNB em um momento crucial para a economia da região Nordeste. Espera-se que ele traga inovação e expertise para a instituição, que tem como missão fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.