Variedades

Parceria com setor privado vai incorporar 5 mil câmeras ao Ciosp

Uma nova ação do Governo do Estado vai permitir a integração de cinco mil câmeras de vigilância ao Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Segurança Pública. Para isso, foi assinado nesta segunda-feira (9) o termo de cooperação “Conectados com a Segurança” com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).

No ato de assinatura, o governador Robinson Faria lembrou que desde o início a atual gestão vinha buscando essa parceria com o setor privado. “Agora concretizamos essa colaboração e a CDL abre caminho para ampliarmos a integração dos sistemas de vigilância privado na luta contra o crime”, afirmou o Governador.

Todos os setores produtivos da sociedade civil e condomínios residenciais poderão integrar as imagens das suas câmeras voltadas para as ruas. Isso permitirá uma ampla cobertura da cidade. O termo de cooperação assegura o sigilo da origem das imagens cedidas.

Hoje 20 câmeras do setor privado estão integradas ao Ciosp. A perspectiva é de que outras cinco mil venham a ser integradas. “Nós temos tecnologia e recursos humanos capacitados para este trabalho. Nosso propósito é interligar toda Natal”, informou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.

O presidente da CDL, Augusto Vaz, considerou o acordo assinado com o Governo do Estado “um grande passo para melhorar a segurança”.  Ele disse que há 11 anos a CDL discutia essa integração que agora é concretizada.

COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO

•        As câmeras de empresas privadas que compõem o circuito interno, e que estão apontadas para a rua, serão interligadas ao Ciosp.

•        As imagens poderão ser acessadas em tempo real, online, a qualquer momento no Parque de Monitoramento do Ciosp.

•        Os registros gravados, pelo termo do acordo de cooperação, devem ser mantidos por até cinco dias para auxiliar as investigações de eventuais crimes, identificação de criminosos ou prevenção de delitos.

•        As imagens serão essenciais na resolução de crimes ou qualquer outro tipo de ocorrência, como, por exemplo, acidentes automobilísticos.

•        Ao todo, cerca de 5 mil câmeras estarão interligadas ao Ciosp de forma georreferenciada. Ou seja, tão logo seja verificado o delito é possível designar a viatura mais próxima disponível para o local.

•        Para operar o sistema não será preciso incremento de policiais por turno em virtude de ser aplicado o monitoramento por demanda, ou seja, as câmeras serão acessadas caso um crime seja reportado.

•        O sistema de cooperação é uma tendência verificada na segurança pública de outras cidades do Brasil, como São Paulo, e em outros países, como no caso de Londres, na Inglaterra.

•        A princípio, o projeto contempla apenas Natal, mas a ampliação para os municípios da região metropolitana e, posteriormente, Mossoró, também está nos planos de expansão da Sesed.

•        O próximo passo é que os imóveis residenciais também possam fornecer as imagens para o Ciosp.

•        Para isso, empresas, condomínios ou qualquer pessoa jurídica que tenha interesse em aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email segurança@cdlnatal.com.br.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.