Logo após a advertência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os perigos do consumo da carne, 29% dos britânicos reduziram o seu consumo nos últimos meses. De acordo com uma pesquisa recente, o número sobe para quase metade da população do Reino Unido se adicionar os 3% que já eram vegetarianos e os 9% que estão pensando em desistir de comer carne ou reduzir seu consumo. Mas, parar de comer carne é realmente bom para sua saúde?
“Muitas pessoas estão claramente preocupadas em comer muita carne e a razão prioritária para isso é sua preocupação com a saúde”, disse ao jornal The Independent o sociólogo Ian Simpson, responsável pelo levantamento. Em contraste com a força da reação no Reino Unido ao Relatório da OMS, um grupo de cientistas americanos revelaram que a saúde humana se expõe a um perigo maior quando se deixa de comer carne.
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade George Washington listaram as graves consequências de não comer carne.
Em primeiro lugar, a escassez de alguns componentes úteis do tecido da carne causará uma drástica perda de peso. Os médicos dizem que uma pessoa que se recusa completamente a comer carnes e seus derivados pode perder cerca de 4,5 quilos em um mês, revela um outro artigo no mesmo jornal. Por sua vez, este problema provoca um segundo: um desequilíbrio no metabolismo e no funcionamento do sistema digestivo.
Em terceiro lugar, parar de comer carne pode transformar sua flora intestinal de forma irreversível, especialmente se a pessoa se abster de consumir todos os alimentos de origem animal (veganismo).
Em quarto lugar, o individuo vai experimentar um déficit de alguns nutrientes. As pessoas que passam a comer apenas vegetais vão sofrer com a falta de proteínas e sais minerais. O organismo vai encontrar cada vez mais dificuldade em absorver ferro, vitamina D e vitamina B12.
Outra consequência para os que sofrem uma mudança drástica na dieta são os problemas digestivos, que podem incluir úlceras estomacais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.