Em ano de eleições e tantos acontecimentos, muitos são os temas que podem cair na prova de redação do Enem. E, embora não dê para prevê-los, é bom sempre ficar de olho nos noticiários. Alguns assuntos em discussão na sociedade costumam render perguntas específicas ou até mesmo nortear a temática da redação.
Não se sabe ao certo quando a prova é fechada, mas estima-se que seja entre maio e junho. Por esse motivo, assuntos tão atuais não são tão comuns, já que as questões do exame são escolhidas com meses de antecedência. Mas isso não significa que a leitura constante não seja importante. Só mostra que assuntos que estão sendo comentados há um algum tempo também pode ser considerados como atuais.
Rebeca Costa, 19 anos, está fazendo o curso de Pedagogia na Unijorge, mas se inscreveu no Enem para testar os seus conhecimentos e tentar ingressar no curso de História em uma universidade pública. Por conta dessa vontade, Rebeca busca manter-se atualizada através da internet. “Eu não tenho muito tempo por conta da minha rotina, mas sempre que posso, fico lendo algumas notícias na internet”, pontuou.
Todo mundo sabe que, com uma rotina intensa e tanta matéria para estudar, nem sempre sobra tempo para acompanhar o noticiário. Então, confira agora cinco possíveis temas de atualidades que podem cair no Enem:
- Fake News – As notícias falsas são motivo de preocupação em vários países, pois interfere negativamente em áreas como política, economia, saúde, segurança e educação. No Brasil, grupos políticos como o Movimento Brasil Livre (MBL) já foram acusados por disseminar conteúdo mentiroso e tiveram páginas deletadas na rede social. A maior possibilidade do tema ser cobrado no Enem é por meio da redação, exigindo do participante uma proposta para combater as fake News no Brasil.
- Greve dos caminhoneiros – A greve parou o Brasil em maio. Os protestos evidenciaram a dependência do país pelo transporte de cargas por rodovias e uso de combustíveis fósseis. Diante deste cenário, é bem provável que o assunto apareça no Enem, cobrando dos estudantes conhecimento sobre os motivos que levaram o país a esta situação.
- Epidemias – Algumas doenças que estavam erradicadas retornaram, entre elas o sarampo, poliomielite, rubéola e difteria. Além disso, o surto de sarampo em Roraima tem relação direta com a imigração de venezuelanos. Mesmo diante desse cenário, motivadas por Fake News, pessoas estão escolhendo não tomar vacinas. Os participantes do Enem podem ser cobrados sobre a origem dessas doenças, sintomas, vacinas e formas de tratamento.
- Crise na Venezuela – Embora a crise econômica, política e humanitária do país enteja sendo noticiada com mais frequência no segundo semestre 2018, por causa do refugiados em Roraima, a situação da Venezuela é complicada desde 2013.
- Refugiados e imigrantes – A onda de refugiados e imigrante não acontece só no Brasil. A Europa encara essa realidade há alguns anos, em razão das guerras e terrorismo no Oriente Médio e África. O caso mais grave é o da Síria, onde boa parte da população fugiu do país por causa de uma guerra civil que já dura sete anos.
Se, como Rebeca, o seu desejo é cursar uma graduação por meio de programas de governo como o Fies, Prouni e o Sisu, fazer o Enem é essencial. Caso você não consiga ser contemplado por um desses programas, o Educa Mais Brasil pode ajudar você a realizar o sonho de ingressar em uma faculdade. O programa educacional oferta bolsas de estudo de até 70%. Acesse o site do Educa Mais e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.