Variedades

Para Nelter Queiroz, “SUS potiguar piorou drasticamente” na gestão de Fátima Bezerra

"É público e notório que estamos na pior gestão da Saúde Pública do Rio Grande do Norte", disparou o deputado

Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do RN, foram discutidos assuntos como: a situação da saúde pública, a preservação dos patrimônios histórico-culturais, melhorias para o turismo e a Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Abrindo os pronunciamentos, o deputado Nelter Queiroz (MDB) criticou duramente à atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Eu volto ao Plenário para relatar uma entrevista que dei ao Jornal Agora, na última sexta-feira, dando minha opinião sobre o caos da Saúde Pública do nosso Estado. E no sábado o secretário Cipriano Maia respondeu à minha entrevista, dizendo que eu sou mentiroso, irresponsável, inconsequente e ignorante. E aqui eu venho trazer a resposta”, iniciou.

É público e notório que estamos na pior gestão da Saúde Pública do RN. Desde o início da gestão da governadora Fátima, em janeiro de 2019, a situação do SUS potiguar piorou drasticamente. Na atual administração, falta de tudo: fios cirúrgicos, comida para pacientes e acompanhantes, medicamentos da Unicat, mesmo com financiamento federal. Além disso, prestadores de serviços reclamam de atrasos nos pagamentos, terceirizados não recebem regularmente e servidores concursados estão surtando em razão do grande estresse”, criticou.

Para o deputado, a atual situação exige mais do que críticas, questionamentos e reflexões. “Exige intervenção. Falta de exames de cateterismo e angioplastia causam mortes silenciosas que não vão a público e ficam apenas nas estatísticas do SUS; até a presente data, houve quase 100 falecimentos de bebês na UTI materno-infantil do Hospital Santa Catarina; e a UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, na Zona Norte, continua sem funcionar, apesar de ter sido concluída há dois anos, porque a atual administração não contratou médicos. E sobre a pandemia, a gestão dele continua sendo desastrosa, com a morte de quase mil pessoas no RN, apenas pela falta de leitos”, concluiu Nelter.

Na sequência, José Dias (PSDB) falou sobre requerimentos do seu mandato em prol do Turismo e da preservação de patrimônios histórico-culturais do RN. “Eu tenho feito requerimentos a respeito do que acho fundamental do ponto de vista econômico-social. O santuário dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, por exemplo, eu acho que já poderia ter se transformado em Basílica. Uma coisa que lamentamos é o abandono aos nossos patrimônios históricos e culturais, como os de Ferreiro Torto e Guaporé”, disse.

De acordo com o deputado, há uma medida que não custa nada, apenas interesse público, respeito e vontade de trabalhar. “Por exemplo, no litoral norte, nós temos os municípios de Maxaranguape e Rio do Fogo. No primeiro, nós temos um acesso de 800 pessoas, e em Rio do Fogo o acesso cai para 100 pessoas. Eu pedi, então, para que fosse providenciado o acesso a pelo menos 400 pessoas. E isso já era para ter sido feito, porque o veraneio está chegando e a medida beneficiaria tanto a população do RN quanto os turistas. Não é aceitável essa discrepância grande entre duas cidades vizinhas”, detalhou.

Último líder a discursar, Ubaldo Fernandes (PL) iniciou sua fala agradecendo os seus pares pela aprovação do projeto de lei de sua autoria que reconhece como patrimônio imaterial, cultural e religioso de Natal: a Festa de Nossa Senhora da Apresentação. “O patrimônio imaterial é importante porque é transmitido de geração em geração constantemente e recriado pelas comunidades, em função do seu ambiente, interação com a natureza e sua história, gerando sentimento de identidade e continuidade, além de contribuir com a diversidade cultural e a criatividade humana”, justificou.

Ainda de acordo com Ubaldo, Nossa Senhora da Apresentação é a padroeira desde os primórdios da vida cristã dos natalenses. “Inclusive, a primeira paróquia da santa no Brasil foi fundada em Natal, tendo sua primeira missa sido celebrada pelo então Padre Gaspar Moreles, em 25 de dezembro de 1599”, finalizou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.