Este é o Lucas. Um garotinho de apenas 9 anos de idade e que assim como a maioria dos brasileiros, luta para sobreviver. Diagnosticado com paralisia cerebral, o pequeno Lucas vive numa rotina desgastante, mas sempre com um sorriso no rosto!
E é esse sorriso e essa alegria de continuar vivendo que dão forças a Maria Joseane Paulino da Silva Dantas e José Pedro Dantas, pais de Lucas.
Com o marido desempregado desde 2016, Maria Joseane conta que a família sobrevive com a aposentadoria do garoto, no valor de R$ 937,00. Com esse dinheiro, eles custeiam o plano de saúde do Lucas, suas fraldas, remédios e uma alimentação regrada e diferenciada para o garoto. Além disso, vem a conta de água, de luz, o gás e a comida do próprio casal. É uma vida dura!
“As vezes preciso comprar as coisas para Lucas e não posso. O dinheiro não dá!”, lamenta dona Maria. Ela ainda revela que a falta de dinheiro, aliada com o desemprego do marido e a necessidade, a fazem pedir ajuda pelas ruas onde reside a família, no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal.
https://youtu.be/2w6QVjXowtU
“Confesso, sinto vergonha em pedir ajuda de porta em porta, pois tem muitas pessoas que não entendem minha situação e me julgam. Falam pra eu usar o dinheiro da aposentadoria [que não dá pra quase nada] e deixar de pedir nas ruas”, conta emocionada.
E é essa triste situação de mais uma família que viemos divulgar aqui. A família do Lucas, que necessita da ajuda e solidariedade de todos. Se você, leitor, tiver condições de doar fraldas, roupas, comida, oferecer um emprego ao José Pedro e principalmente, doar uma cadeira de rodas adaptada [que é de um valor muito elevado], entre em contato com Maria Joseane pelo telefone (84) 99679-0514 e seja mais um nessa corrente do bem!
https://youtu.be/Blvy6iNquek
Mas o que é essa paralisia cerebral que afeta o Lucas?
A paralisia cerebral causou desordens permanentes que afetam o movimento e a postura do Lucas. De acordo com especialistas, os sintomas da paralisia cerebral ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento.
Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldade com a deglutição e geralmente tem um desequilíbrio no músculo do olho. A amplitude de movimento pode ser reduzida em várias articulações do corpo, devido à rigidez muscular.
O efeito da paralisia cerebral nas habilidades funcionais varia muito. Algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são – como é o caso do Lucas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.