Variedades

Pais de Charlie encerram batalha legal para salvar bebê

(ANSA) – Os pais do pequeno Charlie Gard, 11 meses, Chris Gard e Connie Yates retiraram a ação na Alta Corte do Reino Unido para tentar salvar a vida do menino que sofre de uma doença rara, encerrando assim a batalha legal.

“Não há mais tempo. O pior pesadelo dos pais tornou-se realidade e é muito tarde para curar Charlie”, informou o advogado da família, Grant Armstrong.

Os pais de Charlie tentavam uma autorização judicial para transferi-lo para os Estados Unidos, onde uma nova droga para curar a miopatia mitocondrial, uma doença incurável que provoca a perda progressiva da força muscular. “Nós só queríamos dar a ele uma chance de viver”, disse Yates à mídia britânica hoje.

No último mês, a Alta Corte e a Corte Europeia de Direitos Humanos autorizaram que os médicos desligassem os aparelhos do bebê por não haver um tratamento e por ele estar “sofrendo”. Assim que o anúncio foi feito, o papa Francisco – através do hospital católico Bambino Gesù, e até o presidente dos EUA, Donald Trump, fizeram apelos para o respeito à vida do menino.

O hospital italiano inclusive enviou uma carta ao Great Ormond Street, assinada por sete especialistas, para informar sobre uma terapia alternativa que estava sendo feita em uma universidade norte-americana. O Vaticano ainda considerou dar cidadania a Charlie, para evitar a ordem judicial, mas foi informado que “precisaria quebrar a espinha” do menino da mesma maneira que o hospital britânico.

Já o Congresso dos EUA aprovou a cidadania para Charlie e sua família, na tentativa de facilitar o processo para ele ser transferido para o país. No entanto, a defesa informou que, após as análises de um médico norte-americano, já era “tarde demais” para o bebê.

O juiz da Alta Corte britânica tinha destinado mais duas audiências sobre o caso, para hoje e amanhã (25), mas os pais do menino decidiram retirar a ação. (ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.