Nos últimos meses, os consumidores brasileiros vêm sentindo o impacto do aumento de preços de diversos itens da cesta básica. E um dos produtos que mais subiu de preço em todas as capitais do país foi o ovo.
Um novo levantamento feito pela empresa de inteligência Horus em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) mostra que, na média, a dúzia de ovos brancos passou de R$ 10,49 em janeiro para R$ 11,43 em fevereiro. A maior inflação foi registrada em Fortaleza (CE), onde o preço subiu 4,7%. Em seguida, aparecem São Paulo (SP), com 4,1%, Belo Horizonte (MG), com 3,0%, e Brasília (DF), com 2,9%. Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Manaus (AM) fecham a lista com menos de 2% de aumento.
Mas por que o ovo está mais caro? Segundo Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus, a alta no preço do ovo reflete o aumento no custo de produção e de alimentação das aves, sobretudo o milho e o farelo de soja.
“No acumulado de 12 meses, a inflação do ovo já chega a quase 20%. Em parte, por conta do preço das commodities, que ficaram mais caras na pandemia e com a Guerra na Ucrânia. A base da alimentação dos animais encareceu bastante“, explicou.
Outro ponto é que a inflação dos alimentos pressionou o preço da carne, do frango e de outras proteínas no ano passado. Então, o ovo acabou sendo o principal substituto, especialmente para famílias de baixa renda.
Além disso, parte do aumento também é sazonal, comum na Quaresma, e há uma menor oferta de ovos no mercado brasileiro. O patamar elevado do preço deve se manter até o final da quaresma, mas pode arrefecer no início de abril.
Estoque
Dados da Neogrid, empresa de software para gestão de suprimentos, mostram ainda que está faltando ovo nas prateleiras do supermercado. O chamado índice de ruptura — medido com base nas vezes em que um item faltou no estoque — chegou a 16% em fevereiro, contra 14,5% em janeiro. A taxa média do ano passado foi de 13,9%.
Com informações do EXTRA*
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.