Cuidar de si mesma nunca é demais, pelo contrário, é um ato de amor. Neste outubro é comemorado o Outubro Rosa, mês dedicado totalmente à saúde da mulher. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos. por volta do final do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. E, desde então, passou a ser promovida todos os anos na cidade. Por isso o nome da campanha.
A cura
Assim como toda a doença, alguns tipos de câncer tem cura outros não. Depende do estágio e se é maligno ou benigno. Se uma pessoa que descobre a doença no estagio inicial, a chance de cura é bem maior do que àquela que descobre no período mais avançado. Se o câncer for diagnosticado no início, a chance de cura é bastante significativa, um índice de 100%, segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil.
Para continuar motivando mulheres, de todo o Brasil, as prefeituras, escolas e demais instituições, em parceria com diversas unidades de saúde, promovem campanhas, oferecendo, gratuitamente, exames necessários para a descoberta e/ou a prevenção da doença.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. Acima dos 35 anos de idade, a incidência deste tipo de câncer aumenta, especialmente após os 50. A recomendação do Inca no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.
Por isso, para não perder tempo, procure um posto de saúde mais próximo a sua casa e faça o exame.
Principais sinais e sintomas do câncer de mama
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos
Consulte o seu médico!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.