Nos dias de Carnaval, os pés dos foliões precisam aguentar grande impacto para garantir a diversão até a quarta-feira de cinzas. Por isso, alguns cuidados são imprescindíveis com vista em manter a saúde não somente desses membros, mas também dos joelhos, tornozelos e demais articulações. O ortopedista de coluna do Hospital Memorial, Hermann Gomes, alerta que uma sobrecarga mecânica pode acarretar danos desagradáveis e dolorosos a quem escolhe o calçado errado para cair na festa de momo.
“Os tênis são a melhor opção, pois amortecem o impacto dos pulos carnavalescos e ainda protegem os pés de possíveis traumas como pancadas, cortes e pisadas dos outros”, recomenda o especialista. Quem não pode abrir mão do salto deve utilizar o modelo plataforma, que dá mais estabilidade à caminhada, mas outros tipos de salto alto representam perigo na hora da folia. Afinal, esse estilo de sapato é instável e gera risco de entorse, fratura, dores nos joelhos e na coluna.
Hermann Gomes adiciona que as rasteirinhas cansam mais as panturrilhas e causam mais lesões no tendão de Aquiles, portanto, o ideal é evitá-las nesses dias de frevo e samba. Para os homens, tênis confortáveis também são recomendados. Os sedentários que resolvem se esbaldar nos blocos devem ter atenção redobrada para usar o calçado adequado e não exagerar ao sobrecarregar pés, joelhos e articulações.
“Ao sentir algum incômodo, o folião deve dar o descanso necessário aos pés e, se o divertimento exigir demais deles, pode-se fazer compressas de gelo ou de calor. Caso as dores persistam, o folião deve procurar um médico”, finaliza o ortopedista.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.