(ANSA) – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou nesta quarta-feira (25) o lançamento de um plano global de resposta humanitária de US$ 2 bilhões para combater a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em alguns dos países mais vulneráveis do mundo.
Até o momento a Covid-19 já atingiu mais de 400 mil pessoas e provocou a morte de quase 20 mil pessoas. Em um vídeo, Guterres informou que o objetivo da iniciativa é combater o vírus “nos países mais pobres do mundo” e responder às necessidades das pessoas mais vulneráveis, que já enfrentaram diversas crises humanitárias em decorrência de conflitos, mudanças climáticas e desastres naturais.
“O mundo enfrenta uma ameaça sem precedentes, interrompendo bilhões de vidas e colocando em risco a economia mundial”, alertou o chefe da ONU. De acordo com Guterres, “o coronavírus está ameaçando toda a humanidade e, portanto, todos precisam lutar, já que as respostas de cada país não serão suficientes”. Além disso, o português ressaltou que o auxílio aos vulneráveis é “uma questão de solidariedade humana básica”.
A iniciativa tem como objetivo fornecer equipamento de laboratório para testar o vírus e suprimentos médicos. Entre as medidas também está a instalação de estações de lavagem de mãos em assentamentos e o lançamento de campanhas de informação. O projeto, que será implementado pelas agências da ONU, em parceria com ONGs internacionais, também deve estabelecer pontes aéreas em toda a África, Ásia e América Latina para movimentar trabalhadores humanitários e suprimentos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.