Variedades

OMS suspende testes com a cloroquina para tratamento da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (25) a decisão de suspender “temporariamente” os testes com a cloroquina e a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19.

A medida foi tomada por preocupações com a segurança do remédio, após a divulgação de um grande estudo, com 96 mil pacientes, publicado pela revista científica “The Lancet” na última sexta-feira (22).

Na pesquisa, foi constatado que, além de não ter eficácia comprovada na cura da Covid-19, os dois medicamentos aumentavam a chance dos pacientes morrerem ou terem arritmias cardíacas graves.

“Os autores relataram que, entre pacientes com a Covid-19 que usaram a droga, houve uma maior taxa de mortalidade”, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A decisão, tomada no âmbito da iniciativa internacional Solidariedade, agora vai estudar todos os dados disponíveis para verificar a suspensão total ou a retomada do uso da droga para os casos de Covid-19.

O líder da OMS, no entanto, voltou a ressaltar que tanto a cloroquina como a hidroxicloroquina são seguras para seus usos já consolidados e estudados, como nos casos de malária, lúpus e outras doenças autoimunes. Ou seja, a suspensão é apenas voltada para os casos de pacientes que contraíram o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Para acelerar a cura da Covid-19, diversos medicamentos já usados para tratamento de outras enfermidades estão sendo testados em pacientes que contraíram o vírus. Além da cloroquina e da hidroxicloroquina, são usados antirretrovirais, como o remdesivir, e a heparina.

(Agência Italiana de Notícias – ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.