Variedades

OMS reafirma ineficácia da cloroquina contra coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirmou nesta quarta-feira (20) que a hidroxicloroquina não demonstrou ser eficaz no tratamento contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

“Nesse momento, a cloroquina e a hidroxicloroquina não foram identificadas como eficazes para o tratamento da Covid-19. Em vez disso, existem vários estudos que alertam sobre os efeitos colaterais”, afirmou Mike Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS.

A declaração de Ryan foi dada no mesmo dia em que o Ministério da Saúde do Brasil publicou um novo protocolo que orienta o uso do medicamento em casos leves da Covid-19, que já matou quase 19 mil pessoas no país.

Mesmo não existindo nenhuma comprovação científica da eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina, Ryan enfatizou que as autoridades de saúde de cada país são livres para escolher os medicamentos a serem usados na terapia contra o vírus.

Agora a pouco, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, informou em sua conta no Twitter a nova orientação do Ministério da Saúde, mas admitiu que o uso do medicamento ainda não tem comprovação científica.

“Ainda não existe comprovação científica, mas (está) sendo monitorada e usada no Brasil e no mundo. Contudo, estamos em guerra: ‘Pior do que ser derrotado é a vergonha de não ter lutado'”, escreveu.

Bolsonaro ainda reforçou que “a cloroquina pode ser ministrada em casos leves, com recomendação médica e autorização do próprio paciente ou da família”.

(ANSA – Agência Italiana de Notícias)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.