Variedades

Olho preguiçoso: conheça a doença que afeta o desenvolvimento da visão infantil

Caracterizada pela diminuição da percepção visual, a ambliopia – popularmente conhecida como ‘olho preguiçoso’ – ocorre quando a visão central, parcial ou total do olho, não é desenvolvida adequadamente. Essa perda ocular pode ser considerada leve, grave, severa ou profunda e, se não tratada a tempo, torna-se irreversível, podendo levar à cegueira.

A doença costuma ocorrer nos primeiros anos de vida. “Daí a importância do teste do Olhinho ou da realização do exame oftalmológico feito pelo próprio pediatra logo após o nascimento. Consultas regulares durante a fase de desenvolvimento da visão ajudam no diagnóstico precoce, já que a ambliopia é bastante comum até os sete anos”, observa o médico oftalmologista José Ernesto Ghedin Servidei, consultor da Óticas Diniz.

Por isso, os pais precisam estar atentos aos principais sintomas. Entre eles, quando a criança começa a lacrimejar em excesso, coça demasiadamente os olhos, não consegue fixar o olhar em objetos, não acompanha a movimentação em volta apenas com os olhos, aproxima objetos para enxergar melhor e olha com o rosto torto. “Estrabismo, erros refracionais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, tumores e traumas também podem levar à ambliopia, o que reforça a necessidade de visitas constantes ao oftalmologista”, ressalta o especialista.

Já o tratamento, quando feito com disciplina, é bastante satisfatório e diminui o risco de cegueira. “Uma das medidas mais comuns é forçar o ‘olho preguiçoso’ com um tampão no que vê melhor para que o outro tenha preferência para enxergar. O mesmo pode ser feito utilizando um colírio para embaçar a visão boa”, explica o dr. José Ernesto.

Além de limitar diversas atividades no dia a dia da criança, a ambliopia ainda gera algumas complicações como, por exemplo, nos músculos oculares. “É uma doença silenciosa, mas que dá sinais. Por isso, é importante o acompanhamento da saúde ocular desde cedo”, finaliza o médico oftalmologista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.